Entre os temas prioritários que serão debatidos na reunião, destacam-se a situação das rodovias / Foto do recente evento em Lages
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) realiza a última sessão regionalizada do ano nesta terça e quarta, dias 26 e 27 de novembro, em Chapecó. O evento marca o encerramento de uma série de encontros que já passou por Blumenau, Joinville, Criciúma e Lages, levando as atividades parlamentares para diferentes regiões do Estado. A deputada Luciane Carminatti (PT), coordenadora da Bancada do Oeste, teve papel fundamental na organização do evento na região. Sob sua coordenação, a Bancada do Oeste aproveitará a ocasião para realizar uma reunião especial voltada à discussão de demandas cruciais para o desenvolvimento regional. Segundo ela, devem abrir a sessão regionalizada já com a reunião da Bancada do Oeste, tratando de temas urgentes para a região. Entre os temas prioritários que serão debatidos na reunião, destacam-se a situação das rodovias e a implementação da energia trifásica na região. “Queremos sair desse encontro com soluções para o avanço da infraestrutura e de energia de qualidade”, destaca a parlamentar.
Jogos Abertos de Santa Catarina de 2025 serão em Lages
A Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) ao anunciar oficialmente que a cidade de Lages sediará a 64ª edição do evento em 2025, percebe-se que não é difícil observar as circunstâncias da decisão, embasada no jogo de poder. Chapecó também estava na disputa para sediar a competição, mas acabou ficando de fora da decisão final, gerando descontentamento local. Sob o ponto de vista político, julgo ser compreensível o rumo dos acontecimentos. O ano de 2025, politicamente se torna importante em qualquer que seja a promoção dentro do Estado. O prefeito João Rodrigues já estava pensando nos dividendos políticos com a realização dos Jasc, na cidade. O Governo, através da Fesporte, é sabedor que tal promoção, iria contemplar um real adversário nas eleições de 2026. Portanto, preferiu destacar para Lages a edição, e ajudar a alavancar o segmento esportivo sob a gestão da pupila Carmen Zanotto. Uma decisão meramente estratégica sob o ângulo político. Por mais “p” que João fique, ele bem sabe que a mexida no tabuleiro, foi inteligente da parte de quem decide.
Conversa de perto em Chapecó
Independentemente de qualquer rusga política, o Governo de SC inaugura áreas revitalizadas no Hospital Regional do Oeste em Chapecó, no campo da saúde, mas também dará atenção à educação e na área da segurança pública, nesta segunda-feira, 25. Sendo assim, chance para o prefeito João Rodrigues e o governador Jorginho Mello conversarem de perto, seja para acirrar ou amenizar a decisão de dar a Lages a sede dos JASC 2025. Ainda sobre a estada em Chapecó, Jorginho chega acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Ambos vão entregar oficialmente as áreas revitalizadas do Hospital Regional do Oeste (HRO). As melhorias incluem o novo espaço da UTI Pediátrica, a renovação do setor de Oncologia Pediátrica com novas brinquedotecas, sala de quimioterapia, consultórios odontológico e psicológico, sala multiuso e um espaço dedicado a classe de atendimento escolar hospitalar. Ainda na parte da tarde inaugura sala de Necropsia da Polícia Científica em Chapecó. Já à noite, o governador inaugura dois espaços multilabs na Unochapecó.
Carta Florianópolis
A 12ª reunião do Consórcio de Integração do Sul e Sudeste foi encerrada neste sábado, 23, no Costão do Santinho, em Florianópolis. Os governadores dos sete estados envolvidos divulgaram a Carta de Florianópolis, documento oficial fruto dos três dias de trabalho e discussão nas câmaras temáticas do evento. O texto traz medidas a serem tomadas e sugestões principalmente sobre as agendas de Segurança, Meio Ambiente e Reforma Tributária. Aliás, toca diretamente nos interesses da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, proposta pelo Governo Federal. Eis uma questão que causou preocupação do grupo de governadores. Os líderes entendem que se aprovado, o texto vai trazer alterações significativas no sistema de segurança pública no Brasil, gerando incertezas para as gestões estaduais, comprometendo os princípios fundamentais do pacto federativo ao centralizar competências que historicamente pertencem aos estados, ignorando as especificidades regionais e a autonomia que são pilares da nossa República. Isso está explícito na Carta.
Deputado Lucas Neves em missão em Portugal
O presidente da Comissão Antidrogas da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, deputado estadual Lucas Neves (Podemos), está em missão em Portugal. Durante visita a clínicas especializadas, o deputado buscou referências para enfrentar o vício em jogos de azar em Santa Catarina. Na Europa, o transtorno já é tratado como dependência há anos. “É um passatempo que, em pouco tempo, vira um pesadelo”, afirmou o parlamentar. A ludopatia, como é chamada a compulsão pelo jogo, tem mecanismos semelhantes aos da dependência de álcool ou drogas. Neves defende terapias multidisciplinares e campanhas de conscientização para prevenir e tratar o problema, cada vez mais preocupante no Brasil.