Imagem: The Weather Channel/Reprodução
Temperaturas podem se aproximar dos 40°C em algumas regiões
Uma onda de calor intenso coloca as temperaturas nas alturas em Santa Catarina, com início de atuação nesse domingo (9) e com duração pelo menos até a quarta-feira (12). Segundo o monitoramento meteorológico da Defesa Civil, há risco moderado para desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias neste período.
As condições mais extremas devem se concentrar nas regiões Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Litoral Sul do estado, onde as temperaturas máximas podem variar de 34°C a 39°C. Nas demais regiões, as máximas à tarde oscilam entre 30°C e 33°C.
A sensação de ar abafado também persiste combinada ao calorão e deve provocar temperaturas altas até mesmo nas noites e madrugadas, o que favorece uma sensação de desconforto térmico ainda maior.
![](https://www.defesacivil.sc.gov.br/wp-content/uploads/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-08-171256-1024x615.png)
Confira a previsão por dia e região
Segunda-feira
Nesta segunda-feira (10) o calor permanece intenso em Santa Catarina. Durante o dia, o tempo fica firme e com predomínio de sol, com condições para temporais isolados apenas no Grande Oeste, entre a tarde e a noite. O risco é baixo para ocorrências associadas aos temporais. No Litoral e em áreas próximas, há condições para pancadas de chuva rápidas e passageiras.
As temperaturas sobem mais em comparação ao domingo, com máximas entre 36 e 39°C em áreas do Grande Oeste. No Litoral Sul, as máximas ficam entre 35 e 37°C, enquanto no restante do estado variam de 33 a 35°C. O risco segue baixo a moderado para ocorrências relacionadas ao calor intenso.
Terça-feira
Na terça-feira (11), o calor segue predominando em Santa Catarina. No Litoral Sul e no Extremo Oeste catarinense, as máximas se aproximam dos 40°C. O risco para ocorrências relacionadas a insolação, desidratação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias se mantém.
Entre a tarde e a noite, a formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul favorece condições para temporais isolados acompanhados por raios, rajadas de vento eventual queda de granizo em grande parte do estado. O risco é baixo para ocorrências relacionadas aos temporais.
Quarta-feira
Na quarta-feira (12), a passagem da frente fria próximo ao estado aumenta as condições para temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado para ocorrências associadas à destelhamentos, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais.
Embora as temperaturas não subam tanto quanto nos dias anteriores, a sensação de calor e abafamento persiste.
Quinta e sexta
Na quinta (13) e na sexta-feira (14), o tempo instável persiste no estado, mantendo as condições para temporais com raios, rajadas de vento, queda de granizo e chuva pontualmente intensa em todas as regiões catarinenses. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas pontuais, queda de galhos e árvores e destelhamentos, especialmente ao longo da quinta-feira.
Embora as temperaturas não subam tanto quanto no começo da semana, a sensação de calor e abafamento segue predominando.