A Operação Mensageiro que apura suspeita de fraude em licitação, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro no setor de coleta e destinação de lixo em diversas regiões de Santa Catarina, mantém presas inúmeras pessoas, incluindo seis prefeitos. Entre eles, Antonio Ceron, de Lages. Como a operação segue em total segredo de justiça, se torna difícil adiantar os passos dela. No entanto, os fatos desencadeados até agora, já causaram enorme impacto na vida política de quem foi detido, especialmente, na dos prefeitos. Esta semana, havia a expectativa de que o prefeito de Lages fosse beneficiado com habeas corpus, em função da idade, 77 anos, e por ter alguns problemas de saúde. Até pode ainda ocorrer nas próximas horas. Seja como for, o estrago político é irremediável. Em Lages, um dos mais ferrenhos opositores do prefeito, o vereador Jair Junior (Podemos), depois de insistir em aprovar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar os fatos envolvendo a Semasa e a Prefeitura, agora, quer que seja instalado um processo de impeachment. Por fim, comenta-se que diante dos acontecimentos, Ceron poderá até mesmo renunciar ao cargo. Os secretários que também estão presos, da Administração e Fazenda, Antonio Arruda, e dos Serviços Públicos e Meio Ambiente, Eroni Delfes, além da Semasa, Jurandi Agostini, já foram exonerados pelo prefeito interino Juliano Polese (PP), e dificilmente deverão retomar as funções na prefeitura. (Foto: Gaeco/Divulgação/CSC)
Ex-deputado Silvio Dreveck (PP) irá ocupar futura secretaria
Recente reunião entre o governador Jorginho Mello e representantes do Partido Progressistas (PP) definiu a indicação do ex-deputado estadual Sílvio Dreveck para ocupar a futura Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, que ainda será criada com a reforma administrativa. A conversa ocorreu durante agenda do governador em Tubarão, nesta quinta-feira (9), onde esteve com a bancada do PP, juntamente com outras lideranças. Portanto, está oficializado o convite para o PP seja integrante do primeiro escalão do Governo. Participaram do encontro os três deputados do PP na Assembleia Legislativa e o presidente estadual da sigla, Silvio Dreveck, além do prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli, e o secretário de Estado da Casa Civil, Estêner Soratto Junior (PL), que é deputado licenciado. Na Alesc, a bancada progressista é formada pelos deputados estaduais Altair Silva, Pepê Collaço e Zé Milton Scheffer. Dreveck foi deputado por três mandatos. No último pleito foi candidato a deputado federal, mas não conseguiu êxito. Ainda em Tubarão, nesta quinta, o governador participou da abertura oficial da colheita do arroz, acompanhado do secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Valdir Colatto.
Tarcísio Estefano Rosa na presidência da Celesc
A aprovação do nome de Tarcísio Rosa para a presidência da estatal foi confirmada nesta última quinta-feira (9), durante reunião do Conselho de Administração da Celesc Distribuição. Na mesma ocasião, também foram aprovadas as indicações de Júlio Cesar Pungan, Cláudio Varella do Nascimento, Pedro Schmidt de Carvalho Junior e Ivecio Pedro Felisbino Filho como diretores. Tarcísio substitui o diretor comercial Vitor Lopes Guimarães, que assumiu a presidência interinamente no dia 20 de janeiro. O novo presidente estará à frente tanto das Centrais Elétricas de Santa Cataria S/A quanto de suas subsidiárias integrais, Celesc Distribuição S/A e Celesc Geração S/A. Tarcísio Estefano Rosa é graduado em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com tem especialização em qualidade e produtividade pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Tem vasta experiência no setor.