Foto: Allan Carvalho/PMF
Capital terá 3ª faixa na SC-401 e reforço em serviços
Florianópolis se prepara para receber cerca de 2 milhões de turistas nesta temporada de veraneio. Para isso, a Prefeitura da Capital divulgou nesta sexta-feira (1º) uma série de ações que serão implementadas para garantir o bem-estar dos visitantes e da população.
A Operação Verão 2024/2025 busca garantir o aporte de serviços e infraestrutura para a alta demanda da população na Ilha neste período. O número de turistas será impulsionado ainda pelos mais de 145 voos internacionais por semana entre Florianópolis e destinos em outros sete países. A expectativa é de que essa seja uma temporada histórica, com influência direta na busca por serviços e a estrutura pública.
Para o prefeito Topázio Neto, a quantidade de pessoas que vai chegar à cidade nesse verão deve superar
os registros passados. “Nossa projeção é que cerca de 2 milhões de turistas procurem Florianópolis para um momento de lazer com a família, aproveitar nossas praias, riqueza culinária e cultural. A escolha pela cidade é motivada pela estrutura atrativa de para recebimento desse público, mas também por duas características
que faremos questão de reforçar como nossa marca neste verão: a segurança e a sustentabilidade”.
> Confira a programação especial do ‘Natal Mágico’ de Florianópolis
> Réveillon em Florianópolis terá espetáculo de fogos e shows nacionais; veja a programação
Infraestrutura e mobilidade
Entre os destaques anunciados no lançamento da Operação Verão está a implementação da terceira faixa da SC-401, no trecho entre o posto da Polícia Militar Rodoviária, em Santo Antônio de Lisboa, e o viaduto de acesso à Jurerê, em Ratones. A parceira com o Governo do Estado prevê também a revitalização da SC-406 no Rio Vermelho.
No transporte público municipal, o tradicional Domingo na Faixa, dia em que a tarifa do ônibus é zero, será nos meses de janeiro e fevereiro. Haverá também reforço das linhas para as praias. Em janeiro, o Formiguinha, micro-ônibus especiais do Maciço Morro da Cruz, será gratuito.
Segurança Pública
O município afirmou que vai investir na distribuição de bases de fiscais nos principais balneários, para aproximar os profissionais dos ambientes mais sensíveis, com fiscalização permanente. O trabalho vai contar ainda com fiscalização via drone e equipamentos de reconhecimento facial. No Norte da Ilha, o destaque é a inauguração da nova sede da Polícia Militar na região. O Zap Denúncias continuará funcionando, via WhatsApp, para denúncias relacionadas à fiscalização, mas contará também com metodologias de triagem e encaminhamento das ocorrências.
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) terá ainda um reforço de 35 policiais no efetivo da Capital. Na região norte da Ilha, será realizada a ativação da CPP, com funcionamento 24h. Além disso, o órgão prepara ações em conjunto com a Prefeitura para combater o comércio ilegal e de produtos falsificados. Haverá também policiamento preventivo e ostensivo nas regiões de maior movimentação e fiscalização de trânsito para mitigar impactos no aumento de veículos.
Em Florianópolis, 29 praias contarão com serviço de guarda-vidas, totalizando 77 postos, com ativação na segunda semana de dezembro. Pelo menos 130 profissionais atuarão diariamente, com o auxílio de motos aquáticas, quadriciclos e bote inflável.
Turismo
Um trabalho de revitalização foi empenhado para colocar em pleno funcionamento cinco Centros de Atendimento ao Turista (CAT) na Capital, para oferecer informações confiáveis e um atendimento mais humanizado aos turistas. Os CATs do Mercado Público e da Rodoviária já estão em operação. Até a temporada, estarão prontos o CAT da Ponte Hercílio Luz, da Lagoa do Peri, que fica dentro do Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri, no sul da ilha, e o do Aeroporto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Nos quiosques de praia, entrará em vigor um novo modelo de credenciamento para dar mais transparência e modernização ao sistema. A maioria das licenças de ambulantes, cadeiras e guarda-sóis será renovada. O prefeito Topázio Neto anunciou também que o edital exigirá pelo menos um prato “Manezinho” a R$35 reais para quiosques. Cada ponto poderá definir seu próprio prato, a exigência é que tenha frutos do mar, além de acompanhamentos e bebida.
Saúde
Na área da Saúde, a Prefeitura da Capital prevê a ampliação do Alô Saúde Floripa para turistas, como realizado de forma pioneira no país em 2023. O serviço é uma opção de atendimento 24 horas pelo telefone 0800 333 3233. Por meio do Alô Saúde, diversas demandas podem ser resolvidas por telefone ou chamada de vídeo, auxiliando a evitar a sobrecarga das unidades municipais.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde realizará incremento na capacidade de atendimento das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), sobretudo nas regiões Norte e Sul. As equipes de profissionais médicos serão reforçadas e a administração afirma que acompanhará diariamente as demandas e necessidades recebidas nos locais.