21 de dezembro de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Ordem para dragagem do Rio Itajaí-Açu é assinada

Ordem de serviço foi assinada pelo Governador Jorginho Mello. Imagem: Jonatã Rocha/Secom

Devido a necessidade emergencial da obra deve ser executada em 180 dias

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou neste sábado (11), em Rio do Sul, a ordem de serviço para o início das obras de dragagem do Rio Itajaí-Açu. A ação prevê melhorias que visam mitigar e prevenir as cheias no Alto Vale do Itajaí, região que de forma recorrente é uma das mais atingidas em Santa Catarina. A medida é uma forma de evitar que cenas como a das enchentes de 2023 voltem a se repetir no Vale do Itajaí como um todo.

O investimento para o desassoreamento dos rios e limpeza das margens será de R$16,2 milhões. O serviço abrange um trecho de 8,2 quilômetros, divididos entre os rios Itajaí do Sul, Itajaí do Oeste e, após a junção deles, o próprio Rio Itajaí-Açu. Devido a necessidade emergencial da obra deve ser executada em 180 dias

“A gente quer aliviar a dor, o sofrimento do pessoal do Alto Vale, do Médio Vale, começando a dragagem. Vamos começar um processo que será longo, não é algo que resolve a semana que vem, é um processo que nós vamos iniciar hoje. É um grande trabalho que a gente tá fazendo aqui de forma muito respeitosa com o Alto Vale, para dar ânimo aos empresários, às famílias que aqui moram e que, de vez em quando, perdem tudo. A gente vai atenuando e diminuindo esse impacto de prejudicar a toda a sociedade”, reforça o governador Jorginho Mello.

Fotos: Roberto Zacarias / Secom