Apresentação é ensaio do espetáculo que será apresentado no dia 8 de dezembro
A Orquestra Brasileira promove nesta terça-feira (5) um ensaio aberto e gratuito do concerto Um Natal Brasileiro no vão central do Mercado Público Municipal de Florianópolis. A apresentação, agendada para às 12h, dará um gostinho do espetáculo grandioso agendado para a próxima sexta (8), no Largo da Catedral da Capital de Santa Catarina.
A Orquestra Brasileira é um projeto do pianista, compositor e maestro Luiz Gustavo Zago. A proposta é colocar instrumentos da música popular brasileira e toda sua beleza junto à potência e força da música clássica.
Para o concerto Um Natal Brasileiro, Zago rege a orquestra em uma performance emocionante com temas natalinos conhecidos que ganharão novos arranjos, como ciranda, samba e baião, entre outros. Sucessos populares, como Felicidade, de Seu Jorge, e Clareou, de Diogo Nogueira, também estarão no repertório. No total, 13 instrumentistas de grande renome na cena catarinense compõem a orquestra, além de dois intérpretes.
“O mercado é um lugar que simboliza esse lugar popular, onde está a vida, o coração da cidade, e o movimento das pessoas. Já fizemos um ensaio aberto lá e foi de uma energia fenomenal”, diz Luiz Gustavo Zago.
Concerto especial no dia 8 terá projeção mapeada na Catedral
O espetáculo Um Natal Brasileiro será apresentado no Largo da Catedral, acompanhado de uma projeção mapeada na Catedral Metropolitana — uma obra composta especialmente para a cidade. O espetáculo será a partir das 19h15.
Toda a apresentação será acessível, com tradução simultânea em LIBRAS e audiodescrição. Para o público que quiser curtir sentado, serão disponibilizadas 1 mil cadeiras. A abertura será com o Quarteto de Cordas Cruz e Sousa, da Udesc.
A Orquestra Brasileira | Concerto de Natal é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio da Engie. Apoio Institucional da Prefeitura Municipal de Florianópolis e apoio da Home Bar. A sonorização é da Salve Eventos, com projeções da Vitta Art. Realização da Marte Cultural, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Fotos: Divulgação