27 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Pacote fiscal terá isenção de IR até R$5 mil e taxação dos super-ricos

Com informações de Band.com.br e Agência Brasil | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Corte de gastos será anunciado em pronunciamento do ministro Fernando Haddad nesta quarta (27)

O pronunciamento do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que será veiculado em rede nacional de TV pelo governo às 20h30 desta quarta-feira (27) inclui o anúncio da isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.

Confirmada a isenção, ela poderia valer já em 2025 dependendo da votação no Congresso Naciona. Também será uma vitória da ala política. A equipe econômica era contra a medida, que é uma promessa de campanha reiterada diversas vezes pelo presidente Lula. A ideia é divulgá-la junto com o pacote fiscal para balancear o conteúdo impopular da contenção de despesas.

 

O pacote de corte de gastos a ser anunciado hoje abordará também os supersalários no serviço público e imposto sobre grandes fortunas, afirmou há pouco o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. Em entrevista coletiva, o ministro adiantou alguns pontos das medidas.

“Supersalários, imposto para super-ricos, vem tudo aí. Pacote completo”, disse Marinho. Perguntado se o pacote também envolve aumento de correção na tabela do Imposto de Renda, o ministro simplesmente disse: “Tudo”, sem entrar em detalhes.

Em relação ao seguro-desemprego, Marinho declarou que não haverá mudança de regra. Segundo o ministro, a ideia chegou a ser discutida no pacote, mas não avançou.

“Não há mudança de regra para o seguro-desemprego, por exemplo, mas vamos aguardar os detalhes. Se não eu vou furar o olho do colega [ministro da Fazenda, Fernando Haddad]. [O pacote] será muito diferente do que estava sendo desenhado até então”, disse. Em relação ao abono, Marinho nem confirmou nem negou alterações.

Há um mês, o Governo Federal tenta enviar medidas de corte de gastos obrigatórios que impeçam, até 2027, o estouro do limite das despesas do arcabouço fiscal. Em vigor desde o ano passado, o marco fiscal restringe o crescimento real (acima da inflação) das despesas do governo a 70% do crescimento real das receitas, limitado a 2,5% acima da inflação por ano.

           

             

Desconto de até 85% na tarifa de água em Palhoça

Medida é destinada a famílias de baixa renda e vale para os primeiros 10 metros cúbicos utilizados

Os moradores de Palhoça, classificados como de baixa renda, podem ter o desconto de até 85% na tarifa de água. Segundo a empresa Águas de Palhoça, o benefício oferecerá um desconto no valor da menor faixa de consumo, aplicável aos primeiros 10 metros cúbicos utilizados. Consumos que excedam esse limite serão tarifados normalmente.

Continue lendo