Nesta quinta-feira (5) foi realizado o funeral do Papa emérito Bento XVI, após três dias de velório. A cerimônia começou às 5h30, e foi celebrada pelo Papa Francisco, no Vaticano. O corpo de Bento XVI foi colocado em um caixão de cipreste, retirado da Basílica e levado à Praça São Pedro.
O Estado do Vaticano amanheceu encoberta por uma forte neblina, que impedia até mesmo de ver a cúpula da Basílica de São Pedro, diante da qual milhares de fiéis se reuniram para o funeral do Papa emérito Bento XVI. Ele teve todas as honrarias de um papa morto, apesar de ter deixado o posto há quase 10 anos.
Na homilia, Francisco comentou a leitura extraída de Lucas 23, 46, de modo especial a seguinte frase: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito”. Francisco cita Bento XVI uma única vez, no final, mas as referências são extraídas de textos do papa emérito.
Segundo Francisco, o papa emérito Bento XVI cultivou a consciência do pastor que não pode carregar sozinho aquilo que, na realidade, nunca poderia sustentar sozinho e, por isso, soube abandonar-se à oração e ao cuidado do povo que lhe está confiado. Após a cerimônia, o corpo do papa emérito foi levado novamente para a Basílica de São Pedro e o sepultamento, realizado de forma privada, será em uma cripta.
Veja imagens do funeral:
#BentoXVI pic.twitter.com/2y7SsXTtje
— Vatican News (@vaticannews_pt) January 5, 2023
Foto: Vaticano/Reprodução