Durante essa semana, uma caçada ao ‘Cometa Verde’ será proporcionada aos visitantes que passarem pelo Parque Astronômico Municipal Albert Einstein E=mc2, em Criciúma.
O evento será totalmente gratuito, e as práticas de observação nos telescópios do parque ocorrerão de quinta-feira (9) a domingo (12), sempre a partir das 20h. Os visitantes serão recepcionados em uma palestra chamada “Cometas, os viajantes congelados do espaço” e, logo em seguida, serão direcionados aos telescópios para dar início a caçada do astro.
O responsável tanto pela palestra quanto pela orientação nas práticas de observações no parque será o geólogo do município, Maurício Fenilli de Menezes. Conforme Fenilli, o evento é intitulado de ‘caçada’ porque não é garantido que o cometa poderá ser visto. “O evento também poderá ser alterado devido a práticas meteorológicas, seja pela nebulosidade ou até mesmo pela chuva”, reforçou.
De acordo com o geólogo, o Cometa Verde com denominação oficial de C/2022 E3 (ZTF) é de longo período, e sua coloração é verde devido a composição de carbono em sua estrutura. Além disso, a última aparição do cometa próximo a Terra ocorreu há 50 mil anos.
“Os cometas podem ser caracterizados como fragmentos congelados do espaço e que estão passando pelo Sistema Solar. Então, se conseguirmos observá-lo será uma grande oportunidade nos estudos astronômicos para todos que estiverem participando da nossa caçada”, destacou Fenilli.
Práticas de observação nos telescópios
O Parque Astronômico de Criciúma funciona todos os dias das 9h às 21h. O parque está localizado no Morro Cechinel, e suas práticas de observação nos telescópicos ocorrem de quinta-feira a domingo, das 20h às 21h. O local também conta com sessões guiadas no parque e em seu planetário digital que ocorrem de quinta-feira a domingo as 15h, 17h e 19h. O ingresso para participar das sessões no planetário custa R$ 10,00 por pessoa que será vendido no local.
Porém, crianças menores de seis anos, idosos e grupos de professores e alunos de escolas públicas municipais, estaduais e de creches não pagam. Já os professores e estudantes de escolas particulares de Criciúma, de escolas públicas e particulares de outros municípios e os universitários que desejam participar das sessões tem direito a meia entrada.
Foto: Prefeitura de Criciúma/Reprodução