24 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Partido Liberal da Serra opta por chapa pura em dois municípios

Partido Liberal de Palmeira foi um dos que lançou chapas pura para prefeitura / Foto: Assessoria de Imprensa

As convenções do Partido Liberal na Serra Catarinense, precisamente em Painel e Palmeira, já decidiram os nomes que encabeçam as majoritárias. Em Painel, o atual prefeito Antônio Marcos Flores seguirá na disputa pela prefeitura, com o vice José Salvador. A convenção ocorreu no sábado (27). Já em Palmeira, o atual vice, Sandro Masselai, será o nome para o executivo municipal, com o vice Ronaldo Vieira de Jesus. Em ambos os municípios, o PL defende chapa pura. A convenção de Palmeira, que aconteceu na última quarta-feira (24), definiu além do nome de Sandro Masselai e do vice Ronaldo, os nomes dos candidatos à Câmara de Vereadores. O deputado Marcius Machado (PL), representante do partido na Assembleia Legislativa de Santa Catarinense, participou dos eventos.

Cenário político em Chapecó

Em Chapecó, por enquanto, há pelo menos cinco candidaturas sendo ventiladas. Em convenção prevista para o dia 3 de agosto, será homologado, buscando a reeleição, o nome do prefeito João Rodrigues. O nome do vice será definido também na convenção marcada para o dia 3 de agosto, e poderá vir do PP. O PSD já fechou aliança, além do PP, com o Podemos, União Brasil, Republicanos e o PDT. No tocante aos demais pré-candidatos, o Novo deve apostar em chapa pura com o advogado Dadá Westphal, tendo com o vice Geraldo Santin. O MDB tem mais de um nome para compor a majoritária. Conta com ex-vereador e presidente da executiva local, Cleiton Fossá, além do ex-prefeito Luciano Buligon, e o do ex-vereador e ex-secretário municipal Márcio Sander. O PL, embora tenha a opção de lançar o vereador André Kowaleski, ou ainda o vereador Fernando Cordeiro, ou a deputada federal Daniela Reineher, ainda não definiu se irá mesmo se lançar ao desafio do pleito com candidatura ou coligado. A convenção do PL está marcada para o dia 4 de agosto, domingo. No mesmo dia, o Partido dos Trabalhadores (PT), deverá homologar o nome do pré-candidato, o deputado estadual, Padre Pedro Baldissera. A dúvida se como candidato a prefeito ou a vice.

Cotas para estagiários

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei que reserva pelo menos 50% das vagas de estágios de ensino médio em órgãos e entidades da administração pública estadual para estudantes matriculados na rede pública de ensino. A proposta, de autoria do deputado Rodrigo Minotto (PDT), visa promover a inclusão social dos jovens no mercado de trabalho. O projeto agora depende da sanção do governador para virar lei estadual.