18 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Turismo

Passeio de Maria Fumaça volta a ser atividade turística em Criciúma

A locomotiva Maria Fumaça foi inaugurada em 1884, a então Estrada de Ferro Donna Thereza Christina nasceu para o transporte de carvão. Com seus 164 quilômetros, foi a primeira “estrada de ferro” construída em Santa Catarina

A Fundação Cultural de Criciúma (FCC), junto do Museu Ferroviário de Tubarão e a Ferrovia Tereza Cristina (FTC), quer transformar o passeio de trem em um produto turístico do município. Atualmente, os trilhos continuam sendo caminhos para transportar carvão e outras mercadorias, mas a locomotiva a vapor deu lugar a novas máquinas a diesel.

Alguns antigos modelos foram restaurados e outros realizam passeios turísticos por algumas cidades da região. “O passeio de trem é um resgate na riqueza da nossa história e um potencial turístico que ainda pode ser explorado”, afirma o prefeito Clésio Salvaro.

Este ano já foi realizado um passeio turístico, com mais de 250 passageiros, que saíram de Criciúma e percorreram os trilhos até Siderópolis, com paradas especiais ao longo do trajeto. Para celebrar os 50 anos, a fundação da Associação Feminina de Assistência Social (Afasc) está organizando uma série de passeios de trem gratuitos com as participantes dos Clubes de Mães.

 

O projeto “De volta ao passado” iniciou nesta terça-feira (20), e será realizado durante quatro meses, com 26 saídas de Criciúma. “O trem sai do Pinheirinho, em direção a Jaguaruna. Lá, os passageiros são recepcionados com um café colonial e voltam para Criciúma no final da tarde”, destaca o coordenador dos passeios de trem do Museu Ferroviário de Tubarão, Jefferson Vitorino.

Passeio de locomotiva no Parque das Nações

No Parque das Nações Cincinato Naspolini, também é possível passear de locomotiva. A “Terezinha 01” está à disposição para um passeio curto, mas que já dá o gostinho para quem sonha em viajar de trem.

A locomotiva construída pelo Museu Ferroviário de Tubarão, numa parceria entre o Governo de Criciúma e a FTC, é uma réplica do modelo alemão da década de 1920. Já a estação é uma reprodução da primeira estação ferroviária da cidade, inaugurada em 1919. O passeio no parque é gratuito, e funciona de terça-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h.

Museu Ferroviário de Tubarão

O Museu Ferroviário de Tubarão é uma instituição sem fins lucrativos mantida pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor. O museu foi criado em 1997 para preservar o acervo ferroviário de Tubarão e região. O museu possui um acervo com mais de 40 mil itens subdivididos em diferentes coleções. A mais famosa é a de material rodante, composta por 22 locomotivas a vapor de diferentes modelos, períodos e nacionalidades, sendo a mais relevante do Brasil e da América Latina.

Foto: Prefeitura de Criciúma/Reprodução