Foto: Defesa Civil
Previsão é de conclusão de licitação até o início de setembro
Pela primeira vez em 50 anos de operação, a Barragem de Ituporanga, no Alto Vale do Itajaí, passará por reparos essenciais para garantir a segurança da estrutura e proteger a população em caso de novas enchentes e outros eventos climáticos extremos. O diagnóstico das intervenções necessárias foi realizado pela Secretaria de Estado de Proteção e Defesa Civil (SDC).
De acordo com a SDC, as fortes chuvas que atingiram a região entre outubro e novembro de 2023 causaram danos significativos à barragem, especialmente no piso da galeria. O aumento repentino do nível de água comprometeu o piso da estrutura, exigindo que a equipe técnica realizasse um diagnóstico detalhado após o recuo das águas.
Devido à complexidade do serviço, a Defesa Civil envolveu empresas especializadas, que levaram um tempo considerável para apresentar soluções e orçamentos que atendessem às exigências técnicas e de segurança. A prioridade da Secretaria foi garantir que todas as intervenções fossem feitas com o devido cuidado, evitando decisões precipitadas que poderiam comprometer a durabilidade da obra.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Fabiano de Souza, reforçou essa postura ao afirmar: “Não estamos apenas fazendo reparos emergenciais. Estamos focados em uma solução perene, que proteja a população e assegure o funcionamento da barragem para os próximos anos.” Um processo licitatório foi aberto para garantir transparência e qualidade na prestação do serviço.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O trabalho necessário na Barragem de Ituporanga inclui a substituição de todas as cinco comportas, revisão das galerias de concreto, substituição da blindagem metálica e restauração do sistema elétrico. A expectativa é que a contratação seja concluída até o início de setembro.