2 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Variedades

Penitenciária: transformação em espaço cultural é aprovada por 86,9% da população

Resultado foi obtido por meio de uma escuta social ativa, realizada pelo Governo do Estado

Desde o anúncio da desativação do Complexo Penitenciário da Capital em 2026, muito se especula sobre o fim que o espaço terá. Uma das possibilidades levantadas era da transformação do local em um espaço cultural. Inclusive, um projeto já foi lançado.

Para saber a opinião popular, o Governo do Estado deixou aberta uma escuta social ativa durante 10 dias. Nesse período, 1816 pessoas participaram e a maioria aprovou a ideia.

De acordo com a pesquisa, 86,9% do público votante acredita que essa é a melhor finalidade para o espaço, localizado em uma região movimentada da cidade. Ainda de acordo com a votação, 70% dos participantes concorda que a Cidade da Cultura seja economicamente autossuficiente, com espaços para atividades comerciais e geradores de receita, como cafés e restaurantes.

Área da Cidade da Cultura que será implementada no lugar da Penitenciária, que possui 173 mil metros quadrados de área | Imagem: Secom SC

Além disso, a população também deseja ver no local shows, apresentações musicais, festivais culturais, indo ao encontro da finalidade da proposta. De acordo com o governo Estadual, o espaço deve, junto com o Centro Integrado de Cultura (CIC), fomentar as atividades culturais do município e, dessa forma, fortalecer o turismo.

Cidade da Cultura

O projeto será desenvolvido em parceria entre as secretarias do Planejamento (Seplan), Articulação Internacional e Projetos Estratégicos (SAI), a InvestSC, Fazenda (SEF), Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e a Secretaria da Administração (SEA).

Agora, de acordo com o governo, o projeto passará por sondagens de mercado, lançamento de chamamento público de consultorias interessadas em desenvolver os estudos técnicos para viabilizar a concessão ou parceria público-privada, e controle social e externo, com audiência pública, consulta pública e análise pelo Tribunal de Contas do Estado.

Por fim, uma licitação será lançada e a empresa vencedora administrará o local por um período de 15 a 30 anos.

           

             

Cinco ficam feridos após carro capotar por 30 metros no Oeste catarinense

Uma pessoa foi levada ao hospital em estado grave

Cinco pessoas ficaram gravemente feridas após um acidente de carro na SC-480 em Ipuaçu, no Oeste de Santa Catarina, na noite desse domingo (30). O carro saiu da pista e capotou por cerca de 30 metros até cair em uma ribanceira. Duas pessoas chegaram a ser ejetadas do veículo, pois estavam sem cinto de segurança.

Continue lendo