Um homem foi preso e outro segue foragido depois escapar por uma área de mata
680 litros do agrotóxico Paraquat foram apreendidos durante a madrugada desta terça-feira (5) na BR-116, em Papanduva, município do Norte de Santa Catarina. De alta toxicidade, o Paraquat é proibido em território nacional e entrou no país ilegalmente.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um Ford Fiesta com placas de Curitiba (PR) não obedeceu a ordem de parada e fugiu em alta velocidade pela rodovia. Alguns quilômetros à frente, motorista e passageiro abandonaram o veículo correndo em direção à vegetação.
Durante a perseguição, o passageiro foi alcançado e preso. O motorista conseguiu fugir e, mesmo com apoio da Polícia Militar nas buscas, segue foragido.
No porta-malas e banco traseiro foram encontrados 34 galões de Paraquat, o qual, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sua utilização pode causar a doença de Parkinson, distúrbios hormonais e incidência de câncer. O passageiro, paranaense de 25 anos, foi levado à Delegacia de Polícia para responder pelo crime de contrabando.
Foto: PRF / Divulgação