Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
No dia 10, divulgamos o resultado da pesquisa eleitoral nº 02925/2024, encomendada pela TVBV ao instituto MAPA para a Prefeitura de Palhoça. No entanto, houve um equívoco na divulgação dos números percentuais em nosso sistema. Assim, os percentuais corretos da pesquisa são os seguintes:
A pesquisa registrada no TSE sob nº SC-02925/2024 apresentou um cenário importante para as eleições 2024 no município de Palhoça. Nela, está explicitada a pluralidade das eleições, que vão contar com cinco candidatos, dos partidos PL, PSD, PT, PSOL e PDT.
A pesquisa quantitativa por amostragem, utilizou-se da técnica de coleta de dados de entrevistas telefônicas, realizadas por meio de ligações automatizadas para telefones fixos e celulares, com base em questionário estruturado. O universo de eleitores foi de 16 anos ou mais de idade, constituídos eleitores do município de Palhoça. A técnica de amostragem aleatória estratificada, em múltiplos estágios, partiu de um banco de dados de números telefônicos fixos e celulares. A amostra foi estratificada proporcionalmente à região geográfica do município e à representatividade de gênero, faixa etária, escolaridade e nível econômico.
A pesquisa apontou que 11 por cento dos entrevistados tinham entre 16 e 24 anos, que 22 por cento dos entrevistados tinham entre 25 e 34 anos e que 26 por cento tinham entre 45 e 59 anos, além de apontar 17 por cento para 60 anos ou mais. De acordo com o nível de escolaridade, a pesquisa questionou 31 por cento de entrevistados com ensino fundamental completo, 47 por cento com ensino médio completo e 22 por cento com ensino superior completo. A maioria dos eleitores identificados foi do gênero feminino, representando 52 por cento de mulheres e 48 por cento de homens.
A pesquisa realizada em 420 entrevistas por telefone chegou ao resultado de intenções de voto válidos no município de Palhoça, sem margem de erro, em que 42,3% afirmam voto a Eduardo Freccia, do PL. A pesquisa aponta Luciano Pereira, do PSD, com 36,3% dos votos; Tânia Slongo, do PT, tem 11,9% das intenções de voto. Ana Vaz, do PSOL, tem 5,3% das intenções de voto válidos. A pesquisa apontou ainda o candidato Gilliard Martins, do PDT, como último colocado, com 4,2% das intenções de voto.
A pesquisa divulgada pela TVBV ainda apontou a definição do voto do eleitor de Palhoça. De acordo com o que foi apurado pelo Instituto Mapa, os eleitores de Palhoça responderam que sua intenção é “definitiva, não vai mudar” em 69,5 por cento dos questionários. “Dificilmente vai mudar” em 14,8 por cento das vezes perguntadas e “Pode mudar ainda” em 11,9 por cento das entrevistas. Ainda de acordo com os números, os homens estão mais convictos do voto em Palhoça. 73,6 por cento dos eleitores masculinos, a maioria, disse que mantêm seu voto para as eleições deste ano no município.
Por fim, a pesquisa ainda apurou a o grau geral de avaliação dos eleitores sobre a administração do atual prefeito e, também, candidato à reeleição Eduardo Freccia, do PL. A pesquisa aponta para 70,7 por cento dos entrevistados consideram Eduardo Freccia um “Ótimo”, “Regular” ou “Bom” como prefeito. Os que consideram ruim ou péssimo somam 26 por cento, com o montante de 3,3 por cento de eleitores que preferiram não opinar.
O nível de confiança é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4,8% para mais ou para menos.