O simulador permite que o piloto aperfeiçoe a técnica. Imagem: Divulgação.
Próximo desafio de André Gaidzinski na Porsche Cup Brasil será em Interlagos no mês de novembro
A realidade virtual é um dos recursos utilizado pelo piloto catarinense André Gaidzinski para manter uma rotina de treinos. Utilizado semanalmente pelo piloto da Porsche Cup Brasil, ele extrapola o ambiente virtual e reproduz de forma muito realista uma pista de corrida. O objetivo do simulador é aproximar ao máximo o treino da realidade e permitir que o piloto continue aperfeiçoando a técnica.
O simulador usado pelo catarinense é profissional e teve a maior parte de seus componentes fabricada nos Estados Unidos. Ele permite praticamente todos os ajustes como são feitos no carro de corrida, como regulagens mecânicas de câmber, caster, troca de amortecedor, de molas, barras estabilizadoras, regulagem de freio e de pressão dos pneus.
Um dos destaques nesse treino tecnológico é o volante do simulador, que foi aprovado por ninguém menos que Lewis Hamilton, piloto britânico hexacampeão de Fórmula 1. O volante fica pesado nas curvas e reproduz também no piloto as sensações provocadas por ondulações e buracos da pista. Os pedais também são “duros”, para que sejam pressionados com os pés e confiram a sensação de realidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão