Foto: Arquivo/Secom
Relatório de balneabilidade não pôde ser atualizado em função do tempo
O Instituto do Meio-Ambiente de Santa Catarina (IMA-SC) pede atenção à população para a qualidade e possível contaminação da água nas praias do estado, especialmente em locais próximos a deságues, braços de rios, valas e tubulações, após as fortes chuvas que atingiram as regiões da Grande Florianópolis e o Litoral Norte catarinense entre esta quinta (16) e sexta-feira (17).
Segundo o órgão, por conta de consequentes danos materiais em balneários, rodovias, desmoronamentos de barreiras e movimentação hídrica que carregou detritos ao mar, foi impossível atualizar as informações do relatório de balneabilidade previsto para esta sexta-feira. A coleta de amostras nas praias também deve ficar suspensa na próxima semana, sendo retomada no dia 27 de janeiro.
“Além da análise da qualidade sanitária das águas, é essencial observar a segurança do local, respeitando as sinalizações, placas, bandeiras e até mesmo avisos sonoros”, reforça o gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA, Marlon Daniel da Silva.
A orientação para os usuários é para sempre evitar banho de mar por até 24 a 48 horas após a ocorrência de fortes chuvas, principalmente nas proximidades da desembocadura de rios e tubulações, pois grandes volumes de chuva podem potencializar a proliferação de contaminantes como a bactéria E. coli, causadora de infecções intestinais.
Nas chuvas, além da elevação do lençol freático, ocorre a lavação das ruas, bem como das galerias ou valas pluviais, que acabam levando a água aos balneários e podem afetar diretamente a balneabilidade.
O IMA ressalta ainda a importância de evitar o contato com águas de enchentes, pois representam risco à saúde por transportar diversas doenças, como a leptospirose. “Nesse momento, é fundamental que todos mantenham a calma, cautela e cuidados com a higiene pessoal, alimentação e hidratação”, recomenda Marlon.
Situação mais recente
Segundo os dados mais recentes, atualizados pelo IMA até essa quinta-feira, Santa Catarina tinha 68.49% das praias com qualidade da água própria para banho. De acordo com as amostras coletadas nos 238 pontos monitorados no litoral catarinense, 163 tinham a qualidade da água adequada.
Em Florianópolis, dos 87 pontos, 62 estavam adequados para banho, o que equivale a 71.26%. O site do IMA disponibiliza uma mapa com informações detalhadas sobre a situação dos pontos de coleta analisados em todas as praias do estado.
Veja quais linhas do transporte público estão suspensas em Florianópolis
Prefeitura divulga relatório de mobilidade com vias obstruídas e desvios
A Prefeitura de Florianópolis atualizou a situação do transporte público municipal na tarde desta sexta-feira (17). Segundo o último boletim, emitido às 16h, algumas linhas seguem suspensas, enquanto outras sofreram mudanças no itinerário.