Foto: Freepik
Criminosos tentam extorquir dinheiro através de ameaças por telefone
A Polícia Civil de Santa Catarina emitiu um alerta nesta terça-feira (22) sobre um novo golpe que vem sendo aplicado em estabelecimentos de educação e comércio em várias regiões do estado. Os criminosos, atuando de outros estados, buscam informações na internet sobre os locais-alvo e, em seguida, realizam as ligações.
Durante as chamadas, os golpistas acusam os responsáveis dos estabelecimentos de colaborar com a prisão de membros de sua organização criminosa. Eles ameaçam cometer atos violentos no local, caso não seja realizada uma transferência de dinheiro, geralmente via PIX, alegando que os valores são para auxiliar no pagamento de advogados.
Para dar credibilidade às ameaças, os criminosos costumam mencionar características do entorno e, em algumas ocasiões, detalhes sobre os próprios responsáveis, que obtêm na internet.
A Polícia Civil afirma que a intenção dos criminosos não é realizar atos violentos, mas sim extorquir dinheiro das vítimas. A orientação para quem receber esse tipo de ligação é não efetuar qualquer pagamento, anotar o número do telefone utilizado para a chamada e procurar imediatamente à delegacia mais próxima para registrar um Boletim de Ocorrência.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Além disso, a Polícia Civil de Chapecó disponibilizou uma cartilha de prevenção contra golpes, que pode ser acessada online através de sua Delegacia Virtual.