18 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia Civil cumpre mandado de prisão e sequestra cinco imóveis em Itajaí

Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Divisão de Investigação Criminal (DIC/PCSC) de Itajaí, realizou a 4ª fase da operação “Capo” para o cumprimento de 9 mandados de busca e apreensão e 5 ordens de sequestro de imóveis nos municípios de Itajaí e Itapema, bem como mandado de prisão preventiva contra um homem.

Pelo apurado, o suspeito se utilizaria de “laranjas” para lavar o dinheiro oriundo do tráfico de drogas e outros delitos por meio da aquisição de veículos e imóveis. Os imóveis sequestrados estão avaliados em aproximadamente 2,5 milhões de reais. Durante as buscas foram colhidos mais elementos para o aprofundamento das investigações.

O sequestro de bens (móveis e imóveis) é uma medida cautelar real (assecuratória) que tutela o interesse econômico da vítima e do Estado, resguardando bens patrimoniais do réu/indiciado tanto para uma futura ação civil quanto para a garantia do pagamento de pena e custas processuais.

Na 1ª fase da operação, em janeiro, a ação conjunta da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil e da DIC/PCSC de Itajaí deu cumprimento a mandado de prisão preventiva contra o suspeito na cidade de Curitiba pelo crime de organização criminosa. Na época, ele era a única liderança em nível estadual de uma facção criminosa ainda em liberdade, sendo capturado após meses foragido.

Na 2ª e 3ª fases da operação, em março e junho, foram cumpridas duas ordens de sequestro de automóveis de luxo, avaliados em aproximadamente 200 mil e 150 mil reais, além de novos mandados de prisão preventiva em desfavor dele pelo crime de lavagem de dinheiro. O inquérito policial deve ser concluído e encaminhado ao Ministério Público nos próximos dias. O preso está à disposição da Justiça no sistema penitenciário.

Foto Ilustrativa: Polícia Civil/Reprodução