Estimativa indica que mais de 50 pessoas, entre físicas e jurídicas, tenham sido prejudicadas
Nesta sexta-feira (4), a Polícia Civil deflagou a Operação Fakemetria em Joinville, Volta Redonda (RJ) e São Paulo. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas respectivas cidades visando combater a prática de estelionatos com o uso de reconhecimento facial fraudulento. Ainda não há informação de quantas pessoas foram presas.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina, um criminoso, funcionário de uma empresa de telefonia, ligava para os clientes simulando vendas falsas de pacotes. Se a vítima se mostrasse interessada, ele pedia os dados biométricos. Com essas informações, ele conseguia acessar contas e liberar microcréditos em bancos digitais.
As pessoas só percebiam que haviam se tornado vítimas quando recebiam negativas dos serviços de proteção ao crédito pelas instituições financeiras com as quais nunca mantiveram qualquer tipo de relacionamento.
Segundo a Polícia Civil, é estimado que cerca de 50 pessoas, entre físicas e jurídicas, entre clientes, fintechs do setor bancárias e operadoras de telefonia, tenham caído nesse golpe. Além disso, mais de 1500 reclamações foram registradas relatando consignados não contratados ao órgão de proteção ao consumidor de Joinville somente nos últimos 12 meses.
Também na data de hoje, Polícia Civil, Secretaria de Estado da Fazenda e Procon realizaram uma ação em empresas do segmento e vinculadas a Anatel, com o viés orientativo para que práticas similares sejam coibidas e crimes semelhantes não se repitam.
Pesquisa revela: 62% dos eleitores não querem Lula como candidato em 2026
Assista ao Comentário do Prisco desta sexta (4)
Uma pesquisa divulgada pelo Genial Quest mostra que Lula não está bem visto para as próximas eleições presidenciais, que acontecem em 2026. Depois de apontar índice de rejeição de 56% à gestão do atual presidente, a enquete trouxe mais dados negativos para o petista.