Foto: PFSC
Os produtos estavam sendo vendidos ilegalmente pela internet e em lojas da região
Nesta quinta-feira (11), a Polícia Federal agiu na Operação PODs X-ONE para reprimir a propaganda, o contrabando e a venda ilegal de dispositivos eletrônicos para fumar (DEF), conhecidos como vape, no Oeste de Santa Catarina. A ação, realizada em Chapecó, cumpriu quatro mandados de busca e apreensão em duas residências e dois estabelecimentos comerciais.
As investigações começaram em março de 2024, após denúncias recebidas na Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação. Os produtos estavam sendo vendidos ilegalmente pela internet e em lojas da região.
Durante a operação, a PF apreendeu R$10.600 em dinheiro, aproximadamente 500 cigarros eletrônicos, 256 essências, 144 energéticos e outras mercadorias de origem estrangeira. Os envolvidos poderão ser condenados por contrabando, com penas de até cinco anos de reclusão.
A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proíbe a importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda de cigarros eletrônicos. O crime de contrabando, que engloba essas atividades, pode resultar em penas severas, reafirmando o compromisso das autoridades em combater o comércio ilegal desses produtos.