Carga tinha dimensões superiores ao dobro permitido
Policiais rodoviários federais flagraram na manhã do último domingo (21) um caminhão transportando uma casa de madeira na BR-282 em Nova Itaberaba, pequeno município da região Oeste de Santa Catarina, com menos de 5 mil habitantes. O motorista foi multado e vai responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), correspondente a infrações de menor relevância e potencial ofensivo.
A base da casa transportada em cima do caminhão media 6,10m de largura, tamanho maior do que o dobro das dimensão máxima de largura permitida para um veículo ou carga, que é de 2,60m. De acordo com a Política Rodoviária Federal (PRF), veículos que vinham no sentido contrário da via eram obrigados a desviar para o acostamento para evitar uma colisão.
A carga não possuía nenhum tipo de amarração ou sinalização e, além disso, o motorista estava com a Carteira Habilitação suspensa. Segundo a PRF, ele teria dito que levaria a casa de Chapecó até uma área rural no interior de Nova Itaberaba.
A PRF escoltou a carga em segurança até um terreno próximo às margens da BR-282, de onde somente pode seguir viagem desmontada ou com autorização especial de trânsito emitida pelo DNIT e com a devida escolta adequada ao excesso de largura. O motorista foi multado por transitar com carga de dimensões superiores ao limite legal e vai responder a Termo Circunstanciado por colocar em perigo a segurança alheia e dirigir com a CNH suspensa.
Foto: PRF / Divulgação