19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Prazo para o saque calamidade está chegando ao fim em SC; confira

Os moradores do município de Curitibanos, no Meio-Oeste de Santa Catarina, que foram afetados por enchentes e tempestades nos primeiro semestre de 2022, têm apenas até o fim desta semana para fazer o saque de até R$ 6.220 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

No domingo (23), acaba o prazo para o saque calamidade em Curitibanos. Já os moradores de Joinville, no Norte do Estado, atingidos por temporais no início de agosto, poderão retirar o dinheiro até 11 de dezembro. O saque calamidade só vale para moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil local como afetadas pelos desastres.

É necessário possuir saldo positivo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00.

 

Até o momento, 155 municípios de Alagoas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo foram habilitados com o Saque FGTS por motivo de calamidade em 2022.

Entenda como é realizada a solicitação do dinheiro

A solicitação é feita de forma rápida pelo celular, no aplicativo FGTS, opção Meus Saques, sem a necessidade de comparecer a uma agência. Ao registrar a solicitação, o contribuinte deve indicar uma conta da Caixa Econômica Federal, que pode ser a Poupança Digital Caixa Tem, ou informar outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.

Também é necessário registrar o número de um documento de identidade com foto, enviar um comprovante de residência em nome do trabalhador até 120 dias antes do desastre. Tudo através do próprio aplicativo.

Caso o comprovante de residência esteja em nome do cônjuge, será necessário também enviar certidão de casamento ou escritura pública de união estável. O documento também pode ser incluído no aplicativo. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.

Mais informações podem ser obtidas no site, clicando aqui, ou entrando em contato pelo telefone 0800-726-0207.

Foto: FGTS/Reprodução