Foto: PMJ/Divulgação
Cidade catarinense empreendeu esforços para ajudar vítimas e recuperar município gaúcho
Passava das 10h30 da manhã dessa quarta-feira (8) quando o prefeito da cidade gaúcha de Guaíba, Marcelo Maranata, cruzou o Pórtico de Joinville, no Litoral Norte catarinense, e encerrou uma viagem de 700 quilômetros montado em uma bicicleta. Ele foi recebido pelos abraços do prefeito de Joinville, Adriano Silva, de representantes das Forças de Segurança e Salvamento e de integrantes do Movimento Pedala Joinville.
A programação da “Viagem da Gratidão”, realizada como forma de agradecimento à solidariedade dos joinvilenses que ajudaram o povo gaúcho durante as chuvas de 2024, incluiu, ainda, uma reunião na Prefeitura de Joinville.
No encontro, os chefes do Executivo das duas cidades trataram sobre a possibilidade dos municípios assinarem acordos de parceria. Segundo a Prefeitura, as tratativas continuarão sendo discutidas pelas equipes técnicas que darão andamento ao projeto.
Na sequência, o prefeito Marcelo Maranata e representantes do município de Guaíba, além de voluntários que ajudaram o município durante a enchente, foram recebidos em um evento na Igreja Onda Dura, que foi um dos pontos de arrecadação de donativos. A cerimônia reuniu voluntários de diferentes setores da sociedade que participaram das ações de ajuda a Guaíba.
Em seu discurso, o prefeito de Joinville enfatizou que o agradecimento de Maranata é para todos os joinvilenses. “A vinda do prefeito, 700 quilômetros pedalando, para agradecer é muito importante, e é em nome dele que eu estou aqui agradecendo cada joinvilense que fez a diferença para um gaúcho que estava precisando de ajuda. Recebemos a bandeira de Guaíba com muita honra e gratidão”, afirma, emocionado, Adriano.
O prefeito de Guaíba afirmou que a estrutura disponibilizada por Joinville foi fundamental na recuperação da cidade, que atualmente está recuperada dos estragos materiais causados pela enchente de 2024. “Neste momento completamente de angústia que Guaíba vivia, Joinville chega com expertise, chega com uma equipe organizada sabendo o que fazer. Isso para nós foi o mais importante. Aí depois com os técnicos, engenheiros, pessoal da Defesa Civil que entrou na parte de salvamento, ajudou a gente a organizar a cidade. Aí Joinville seguiu, seguiu na hora da limpeza, e depois na hora da reestruturação. Duas escolas a gente só conseguiu montar naquele tempo recorde porque Joinville foi fundamental”, detalhou Maranata.
Solidariedade joinvilense
Em maio e junho do ano passado, a Prefeitura de Joinville organizou missões com envio de servidores, equipamentos, maquinário e doações. Caminhões e carretas saíram de Joinville com donativos, de material de limpeza a alimentos, de móveis escolares a itens de infraestrutura para ajudar na reconstrução. A maior cidade de Santa Catarina forneceu o apoio necessário de acordo com as demandas da cidade gaúcha. A vinda do prefeito Marcelo Maranata representou um agradecimento da cidade gaúcha ao apoio recebido dos joinvilenses na enchente de 2024.
Além das toneladas de donativos que foram doadas pelos joinvilenses e enviadas ao município de Guaíba, a Prefeitura de Joinville auxiliou a cidade com a limpeza de 30 quadras, o equivalente a 2,5 quilômetros lineares de ruas limpas e remoção de 482 cargas de entulho. Por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana, foram disponibilizadas duas máquinas retroescavadeiras e cinco caminhões caçamba. Cada um deles prestou até 150 horas/máquina de serviços no município, o que resultou em mais de 1 mil horas de trabalho.
Já a Secretaria de Educação disponibilizou diversos materiais para serem usados nas escolas de Guaíba. A ajuda somou R$ 941 mil. Foram carteiras, cadeiras, materiais para cozinha como geladeiras e fogões, além de armários para biblioteca. Com os itens enviados, foi possível organizar 30 salas de aulas em seis escolas para receber alunos, professores e toda a equipe que trabalha nestes locais.
Guaíba é uma cidade que fica na Região Metropolitana de Porto Alegre, é banhada pelas águas do Guaíba e tem 95 mil habitantes. Cerca de 57 mil pessoas ficaram desabrigadas, sendo que 38 mil eram de Guaíba e outras 19 mil de Eldorado, no pior momento da enchente. Cerca de 50% do território de Guaíba foi atingido pela enchente de 2024.
Los Angeles está cercada pelo fogo
Mais de 150 mil pessoas recebem ordem de evacuação e cinco incêndios ameaçam a cidade
Os intensos incêndios florestais cercaram, nessa quarta-feira (09), a cidade norte americana Los Angeles, sede dos mais famosos estúdios cinematográficos. Até o momento cinco pessoas morreram e mais de 150 mil pessoas receberam ordem de evacuação. A dimensão do desastre, que teve início na última terça-feira (07), está saturando os recursos de combate a incêndios e o abastecimento de água. O trabalho dos bombeiros e voluntários ainda é dificultado pelos fortes ventos que ajudam a intensificar o fogo.