Ao todo, 196 mandados de busca e apreensão e 40 de prisão preventiva já foram cumpridos no estado
A 4ª fase da Operação Mensageiro foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (27), em cumprimento de 18 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC), nove mandados de prisão têm como alvo prefeitos de cidades catarinenses. Destes, oito já foram presos e outro está em viagem no exterior. Todos os mandados de busca e apreensão foram cumpridos.
12 cidades foram alvo desta fase da operação e, até o momento, o que se sabe é que foram presos os prefeitos Luiz Carlos Tamanini (MDB), de Corupá, Adriano Poffo (MDB), de Ibirama, e Patrick Corrêa (União Brasil), de Imaruí. O prefeito de Guaramirim, Luis Antonio Chiodini (PP) está fora do país e também é alvo da operação.
Além destes, o vereador Edenilson Engel (PSD), do município de Três Barras também foi preso e o prefeito da cidade, Luiz Divonsir Shimoguiri (PSD), foi conduzido para prestar depoimento.
Funcionários das prefeituras também foram presos na operação. Em Ibirama, foi preso o secretário de Administração, Fábio Fusinato. Em Guaramirim, o Diretor da empresa Águas de Guaramirim, Osni Denker, e a Secretária-Adjunta de Administração e Finanças, Patrícia Malko, foram presos. Em Braço do Norte, um servidor municipal foi preso.
Dentre os mandados de busca e apreensão, documentos foram apreendidos em Gravatal e Braço do Norte. De acordo com o MP-SC, os mandados expedidos pelo TJSC também se estenderam às cidades de Presidente Getúlio, Schroeder, Major Vieira, Bela Vista do Toldo e Massaranduba. A Operação Mensageiro é realizada por equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e do Grupo Especial Anticorrupção (GEAC), vinculado ao MP-SC.
Fotos: MP-SC / Divulgação – Internet / Reprodução