Por Carlos Alencar/Portal TVBV Online
Anunciado em 2021, projeto para melhorar a mobilidade no viaduto será retomado pela gestão Topázio Neto
Sabe aquele trânsito trancado no Elevado do CIC, seja manhã, tarde ou noite em direção às praias do Norte da ilha via SC-401?
Pois bem, o congestionamento pode estar com os dias contados. Isso desde que a Prefeitura de Florianópolis consiga levantar o montante de R$ 35 milhões para tirar do papel uma obra de ampliação do viaduto prometida para 2022.
Em 2021, a Prefeitura anunciou que uma nova obra de infraestrutura desafogaria o trânsito para quem sai do Centro de Florianópolis em direção aos bairros pelo elevado Vilson Pedro Kleinübing (Elevado do CIC).
Pelo projeto, seriam criadas duas faixas exclusivas sentido SC-401, e outras duas faixas para aqueles que seguem para o bairro Itacurubi. Além de uma nova pista na reta da Rua da Saudade.
“O elevado atual Centro-bairro vai ficar exclusivamente para ir à SC-401, para as praias do Norte da Ilha. Esse novo elevado, que vai adentrar um pouco antes do atual, será exclusivamente para o Leste da Ilha e para o Itacurubi”, informou na época o então secretário da Infraestrutura de Florianópolis, Valter José Gallina.
Secretário caiu antes de entregar a obra
De lá para cá, o projeto não foi viabilizado e se tornaram ainda mais comuns na cena urbana da capital os congestionamentos no viaduto próximo ao Centro Integrado de Cultura (CIC) no bairro da Agronômica.
“Queremos iniciar essas obras em março ou, na pior das hipóteses, em abril (de 2021). Os recursos já estão assegurados, não tem como dar errado”, afirmou Galina.
Certo não deu, pois a prometida solução para melhorar a mobilidade não avançou. Galina acabou deixando a secretaria em março de 2023 e o projeto, que estava previsto para ser implementado no primeiro semestre de 2022, acabou ficando na prateleira.
Secretário de Infraestrutura está atrás dos recursos para obra
“É uma obra pontual que ajuda considerando os eixos Norte e Leste. Com o Governo fazendo a SC-401 e a SC-404, esse trecho é bem importante”, destacou o atual secretário de Infraestrutura da Prefeitura, Rafael Hahne, garantindo que o projeto vai, enfim, decolar.
O secretário se refere ao investimento do Governo do Estado na SC-401, a rodovia mais movimentada do Estado. A obra abrange quase sete quilômetros do trecho mais urbanizado da pista.
Se contabilizar as marginais, viadutos e rótula, a extensão é de quase 10 quilômetros. Desde o início dos anos 2000, a rodovia estadual recebeu apenas melhorias pontuais e agora passará por uma reformulação completa.
Dessa forma, a implantação da terceira faixa deve começar no acesso à SC-404, no Itacorubi, e encerrar no acesso ao Santo Antônio de Lisboa. Com investimentos de R$ 73 milhões do Governo do Estado, a previsão de conclusão dos trabalhos é de um ano e meio.
Segundo Hahne, o projeto desenvolvido em 2021 passou apenas por ajustes de geometria e adequações técnicas. Hahne informou que a Prefeitura vai buscar os R$ 35 milhões com os governos estadual e federal, não descartando outras fontes de recursos.

Caso consiga levantar a receita e abrir licitação, a Prefeitura dificilmente conseguirá entregar a obra este ano, pois serão necessários sete meses de construção da nova alça do Elevado do CIC. Para não trancar ainda mais o trânsito, as obras serão executadas no período noturno, das 23h às 6h.
“Eu vejo como muito bom dar continuidade a esta obra (como tantas outras) vital para a mobilidade do centro de Floripa, obviamente juntamente com as outras duas faixas na Beira Mar Norte e na reta da Saudade, que constam nos projetos já elaborados”, festejou Galina.
No caso da Beira-Mar Norte, foi definida a criação de duas novas pistas. Uma no sentido bairro e a outra, com direção ao Centro. As vias irão do elevado do Rita Maria, próximo à Ponte Hercílio Luz, até a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). As pistas irão adentrar o canteiro central e também parte dos canteiros laterais.
Corredor exclusivo de ônibus melhoraria mobilidade
Especialistas ouvidos pela TVBV Online estão cautelosos em relação aos benefícios da ampliação do Elevado do CIC.
Segundo o Werner Kraus Júnior, que se dedica às pesquisas de engenharia de tráfego, a obra é importante porque implica em aumento da capacidade, e melhor fluidez naquele ponto. “Infelizmente, mais uma vez, como sempre, vão perder a oportunidade de fazer um corredor exclusivo para transporte público, que faça uma conexão rápida e confortável, de média capacidade, com o norte da ilha.
“Com uma população no Norte da ilha em torno de 250 mil habitantes, incluindo os bairros de Ingleses e Canasvieiras, é imprescindível que se tenha um eixo de transporte público exclusivo para poder dar velocidade, conforto para os usuários de ônibus. Até para que o ônibus venha a ser uma alternativa, de fato, ao automóvel, à moto. A gente sabe que o tempo de viagem é a coisa que o usuário mais leva em conta na hora de tomar a decisão por qual meio de transporte ele vai usar.
Almir Francisco Reis, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, desconhecia o projeto apresentado pela Prefeitura em 2021. “Fico sempre preocupado com projetos viários que não integram trânsito, mobilidade, uso do solo, criação de espaço público como aparentemente a imagem explicita”, pontuou.

O Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da Grande Florianópolis (Plamus), que foi elaborado pelo governo de Santa Catarina há 11 anos, prioriza os ônibus de trânsito rápido (conhecidos como BRT) com pista exclusiva, mas não foi implementado ainda porque exige alto investimento, estimado em cerca de 1 bilhão de dólares.
Durante a última campanha eleitoral, o prefeito Topázio Neto afirmou que
“a mobilidade urbana eficiente é fundamental para Florianópolis, contribuindo para a redução do tempo de viagem, diminuindo o estresse do trânsito e impulsionando o desenvolvimento econômico ao melhorar o acesso aos serviços e às oportunidades de emprego”.
Promessas de campanha
Além de continuar os investimentos nas medidas já estabelecidas na última gestão”, o então candidato à reeleição Topázio anunciou que pretende implementar 11 novas estratégias para melhorar a mobilidade urbana:
- Criação de eixos de BRT
- Novas linhas de ônibus para praias
- Integração das linhas metropolitanas de ônibus
- Ampliação do Formiguinha
- Transporte marítimo
- Ampliação do parque semafórico inteligente
- Programa de reestruturação e qualificação das calçadas
- Melhorar Ecossistema de bicicletas
- Ampliação da Infraestrutura de acessibilidade
- Plano Distrital de Impulsionamento e Fortalecimento das Microrregiões
- Masterplan dos aterros
- Simplificação da legislação dos espaços públicos.
Cobertura de esgoto na Capital cresce 3,6% com obra inaugurada
Estação de Tratamento do João Paulo foi entregue nesta segunda-feira (17)
Foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (17), a Estação de Tratamento de Esgoto do João Paulo, em Florianópolis. A entrega faz parte do Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande que, em funcionamento, vai beneficiar mais de 25 mil moradores da Capital e ampliará em 3,6% a cobertura de esgoto do município.
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