Foto: Sintrasem
Rescisão contratual pode ocorrer se funcionário ficou ausente por 48h ou por três dias alternados, conforme portaria
A Prefeitura de Florianópolis divulgou, nesta quinta-feira (20), uma portaria convocando todos os servidores, admitidos em caráter temporário, da área da educação a retornar aos trabalhos nesta sexta-feira (21). Em caso de ausência, o servidor deverá dar uma justificativa, que será avaliada plausível ou não pela Secretaria da Educação, em até 24 horas pelas outras faltas já reportadas.
Se a razão das ausências não for considerada válida ou não for apresentada, o servidor está sujeito à rescisão contratual (se constada a ausência pelo prazo superior a 48h ou três faltas alternadas) ou à notificação para retorno imediato (se a ausência for inferior a 48h ou menos de três faltas alternadas).
Segundo a Prefeitura, o chamado busca a diminuição dos impactos que a greve traz para o serviço de educação municipal.
“O edital de seleção de substitutos da Secretaria Municipal de Educação, em um de seus itens, esclarece que o candidato que se ausentar da unidade educativa por prazo superior a 48 horas sem apresentar justificativa seria considerado desistente ou eliminado do processo. Estamos apenas cobrando o cumprimento de uma responsabilidade assumida por esses profissionais”, explica o secretário de educação de Florianópolis, Thiago Peixoto.
O que diz o Sintrasem?
Em resposta à ameaça, o Sindicato dos Servidores Municipais de Florianópolis (Sintrasem) alega que o governo tem medo que o movimento cresça e destaca: “Nossa luta é justa e não permitiremos que nenhum trabalhador em greve seja punido. Qualquer ameaça como essa é um golpe contra toda a categoria e será respondido na luta”, diz em nota.
No início desta sexta, o sindicato realizou mais uma assembleia para avaliação do movimento e encaminhamentos.
Adesão
Educação
EBM
- Unidades com atendimento integral – 2 unidades
- Unidades com atendimento parcial – 30 unidades
- Unidades sem atendimento – 7 unidades
Porcentagem de profissionais em greve – 57%
NEIM
- Unidades com atendimento integral – 11
- Unidades com atendimento parcial – 66
- Unidades sem atendimento – 7
Porcentagem de profissionais em greve – 44,68%
Saúde
- Porcentagem de profissionais em greve – todos os serviços – 19,02%
- Centros de Saúde com maior percentual de profissionais em greve – Itacorubi, Novo Continente, Cachoeira do Bom Jesus
- UPAS – funcionamento normal, com equipes reforçadas
FOTOS: Berbigão do Boca reúne foliões com música e festival gastronômico em Florianópolis
Tradicional festa é o ‘abre alas’ do carnaval na Capital
O que era para ser apenas uma forma despretensiosa de alongar em uma semana o carnaval em Florianópolis, é hoje o grandioso “abre alas” que reúne mais de 100 mil foliões no Largo da Alfândega. O bloco Berbigão do Boca inicia oficialmente a temporada de folia na capital catarinense, com uma sexta-feira recheada de música e comida boa.