19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prefeitura de Florianópolis recebe selo internacional; veja

É a 7ª vez que a Praia da Lagoa do Peri recebe o selo em reconhecimento a preservação e gestão ambiental realizada no local

A Prefeitura de Florianópolis recebeu o selo “Bandeira Azul” conferido à Praia da Lagoa do Peri durante a 1ª Cerimônia Nacional de entrega do prêmio realizada em Niterói, no Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (11). O selo é um prêmio global concedido a praias, marinas e embarcações de turismo.

Para receber o reconhecimento são analisados critérios de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Fábio Braga, e a Superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Beatriz Kowalski, estiveram presentes no evento e destacaram a importância do selo.

 

“A Praia da Lagoa do Peri está preparada para atender à demanda e conta com estrutura adequada para incentivar a consciência ambiental através da vivência no local. Estamos muito felizes em participar da cerimônia de entrega da bandeira e em trazê-la novamente para Florianópolis”, afirma o prefeito de Florianópolis Topazio Neto.

Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri

O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri é uma reserva biológica, tendo bastante sombra, rico em fauna e flora. A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural e é uma Unidade de Conservação Municipal de acordo com a Lei Nº 10.530/2019.

É a maior lagoa de água doce da costa catarinense, são 5,2km² de extensão; 11m de profundidade. O Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri possui 2.030 hectares de unidade de conservação e 20,3 km² de bacia hidrográfica. Suas águas não são afetadas pelas oscilações da maré, pois está a cerca de 3 metros acima do nível do mar.

O local é um dos principais ecossistemas em estágio de preservação e regeneração da Mata Atlântica original. É berçário de animais típicos, como a Lontra e o Macaco-prego. E até aves ameaçadas são encontradas, como é o caso da Gralha-azul.

A área em volta da lagoa tem mata e trilhas que levam a cachoeiras e antigos engenhos coloniais. As caminhadas ecológicas, em alguns casos, são realizadas com acompanhamento. Além da água doce e tranquila, ideal para banho, há parque infantil com área arborizada. Passeio de barco, caiaque e outras espécies não motorizadas, bem como pescarias de linha de mão e caniço também são atividades permitidas por lá.

Foto: PMF/Reprodução