Sensibilizar a população e os serviços da rede municipal de atendimento sobre o enfrentamento da violência contra as mulheres em suas diversas formas. Este é objetivo da Prefeitura de Xanxerê, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, ao lançar mais uma edição da campanha Agosto Lilás.
A ação coincide com o mês de aniversário da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06), sancionada em 7 de agosto de 2006. A Lei é uma homenagem à mulher que ficou paraplégica em decorrência das agressões sofridas pelo marido, tornando-se referência na luta contra a violência doméstica.
Em Xanxerê, a campanha conta com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Polícia Militar através da Rede Catarina. De acordo com a diretora de Gestão do SUAS, Karine Ferronato Pretto, o objetivo neste ano é sensibilizar as equipes de saúde, educação, outros serviços que estão presentes na rede municipal e que atendem diariamente mulheres e que podem servir de apoio no momento em alguma situação de violência e de referência também da proteção e garantia de direitos.
“Estaremos distribuindo um folder no qual será explicado os tipos de violência, bem como os contatos importantes para que as pessoas possam fazer as denúncias ao saber de algum caso de violência contra a mulher, bem como orientações de como proceder com aquela situação”, declara Karine Ferronato Pretto.
Como denunciar
Para ajudar uma mulher em situação de violência, o cidadão pode ligar para um dos números abaixo e fazer uma denúncia de forma anônima. Confira:
- Plantão Social: (49) 9 9108-5856 – das 17h30 às 24h de segunda a sexta-feira e das 8h às 24h sábado e domingo;
- CREAS: (49) 3441-8548 – 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h de segunda a sexta-feira;
- Polícia Militar: 190 – plantão 24h todos os dias;
- Polícia Civil/DPCAMI: 197 – plantão 24h todos os dias;
- Conselho Tutelar: (49) 9 9182-5298 – plantão 24h todos os dias.