A Prefeitura de Florianópolis retoma nesta sexta-feira (12) as obras de revitalização da orla de Coqueiros, no Continente. A administração municipal recebeu autorização da seccional catarinense da Superintendência do Patrimônio da União (SPU) para dar seguimento aos trabalhos iniciados na primeira quinzena de junho, mas paralisados no dia 6 de julho por conta de interdição feita pelo órgão federal para alinhamento burocrático. A SPU/SC solicitou documentos como a licença ambiental, os quais foram entregues pela Prefeitura.
Nesta sexta-feira, será dada continuidade aos serviços de montagem da estrutura de madeira do deck, na Praia do Riso, e de cravação de estacas, na Praia da Saudade. Ainda que a revitalização na orla de Coqueiros também inclua a Praia do Meio, nenhum trabalho havia começado no balneário antes da interdição. Na Praia do Riso, a primeira a ser trabalhada, já havia sido feito todo o estaqueamento e pré-montagem da estrutura de madeira do deck.
Mas a ideia é que em breve as obras aconteçam paralelamente nas três praias e, ao final, toda a região seja dotada de ampla infraestrutura de lazer, beneficiando 770 metros de extensão contínuos de orla. Afinal, a praias do Riso, da Saudade e do Meio seguem esta ordem, sentido Abraão.
Os serviços estão sendo executados pela empreiteira STC – Serviços de Terraplanagem e Construção Ltda. e têm prazo até março do ano que vem para serem concluídos. Já o investimento total corresponde à R$ 7.010.277,77.
“A obra, no seu escopo, está em área que integra o Patrimônio da União, sendo os locais de uso comum do povo, utilizado principalmente pelos munícipes, sendo assim, uma obra considerada de interesse público”, manifestou o superintendente substituto do Patrimônio da União no Estado, Juliano Pinzetta, em portaria publicada no Diário Oficial da União de quarta-feira.
A obra
Dentre os vários equipamentos a serem implantados, destacam-se os novos decks, que vão contar com guarda-corpo metálico e escadas para acesso à praia por estarem em nível superior. Esses decks serão descontínuos justamente para não causar transtornos aos transeuntes no trajeto à orla, em dias de maré alta.
As obras ainda englobam a revitalização dos passeios (calçadas) de petit pavê existente ao logo das praias; a instalação de mobiliário urbano que inclui bancos de madeira sem encosto e lixeiras; a execução de paisagismo com plantio de grama nos canteiros nos entornos das palmeiras, assim como plantio de arbustos e árvores ornamentais – atualmente existem apenas as palmeiras – e a implantação de faixas elevadas nas pistas de rolamento em frente da orla para acessibilidade aos decks.
Os decks com pergolados existentes hoje no nível da orla, nas praias do Riso e do Meio, serão mantidos como estão por estarem em boas condições estruturais.
Fotos: Teresa Vieira/PMF