Foto: Fernando Bortoluzzi/TVBV Online
Especialista no ramo há 60 anos, Moacir Kambeck visitou a sede do Grupo Barriga Verde
Um modelo socioeconômico baseado na colaboração entre pessoas para alcançar objetivos comuns, como melhorias financeiras, sociais e culturais. É com este objetivo que as empresas cooperativistas surgem como uma alternativa sustentável ao modelo capitalista tradicional.
O cooperativismo é reconhecido por priorizar a autogestão, a participação democrática e a divisão justa dos resultados, e foi inclusive reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), que declarou 2025 o Ano Internacional das Cooperativas.
Um dos maiores especialistas do assunto, Moacir Kambeck faz parte da história do cooperativismo catarinense. Há mais de 60 anos, o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras) trabalha pelo fortalecimento das comunidades em que atuam e a promoção de uma economia mais justa e solidária.
Segundo Kambeck, os benefícios não se limitam aos funcionários de empresas do modelo. “Está comprovado que a presença de uma cooperativa de crédito em um município melhora os indicadores de emprego, renda e tem impactos em toda a economia local. Seja pelo apoio aos pequenos negócios, pela garantia de taxas justas aos produtores locais e pela promoção da educação financeira”, afirma.
Nessa quarta-feira (12), Moacir visitou a sede do Grupo Barriga Verde e concedeu uma entrevista ao Band Cidade, da TVBV. Assista na reportagem de Gabriel Philippi.
Confira
Procon instaura procedimentos para apurar filas excessivas nos pedágios da BR-101
Concessionárias responsáveis pelos trechos são obrigadas a liberar a cancela em caso de grande volume de veículos
O Procon de Santa Catarina instaurou, no fim de janeiro, dois processos administrativos contra as concessionárias CCR e Arteris para investigas as medidas tomadas sobre as longas filas registradas em praças de pedágios na BR-101, ao longo do litoral catarinense. Apenas neste mês de fevereiro, o órgão recebeu mais de 58 denúncias relacionadas à demora na passagem.