19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Primeira chuva congelada do ano é registrada na Serra de SC; veja

A combinação da atuação de uma massa de ar polar com a umidade trazida para o continente por um ciclone localizado em alto mar, ocasionaram a ocorrência de chuva congelada e de chuva congelante

A primeira neve do ano foi registrada em 2023, no começo da noite de quarta-feira (19), em Bom Jardim da Serra, a mais de mil metros de altitude e perto do paredão da Serra junto ao Sul catarinense.

Segundo o MetSul, no distrito do Cruzeiro, a 1.500 metros, com pequenos flocos e na área urbana com flocos misturados à chuva (chamada precipitação mista).Em São Joaquim também foi possível observar o fenômeno.

Nas redes sociais, moradores mostraram a chuva congelada, que após acumulação dos flocos sobre superfícies, como automóveis, finalizava como neve, mudando a paisagem da Serra catarinense.

 

A queda de temperaturas no Estado, de acordo com a Defesa Civil, ocorre por causa da presença de um ciclone no oceano e a chegada de uma massa de ar frio. As temperaturas oscilaram entre 4 e 7°C no Planalto Sul e no Meio-Oeste, variam entre 7 e 10°C no Oeste, no Extremo Oeste, no Planalto Norte e no Alto Vale do Itajaí e marcam entre 10 e 17°C no restante do estado.

Em relação às temperaturas nas cidades próximas a Bom Jardim da Serra, como São Joaquim e Urubici, registraram 2ºC às 20h, segundo a Epagri/Ciram.

Confira a previsão do tempo para o feriado e o fim de semana:

Sexta-feira (21)

O sistema de alta pressão que tem provocado as baixas temperaturas se desloca em direção ao mar, mantendo o tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todo o Estado, nas áreas litorâneas a oferta de umidade trazida do oceano para o continente por este sistema, favorece o aumento de nuvens e a ocorrência de chuva fraca e isolada a partir do final da tarde.

Ainda, há possibilidade de geada nos planaltos e no Meio-Oeste. Ventos de nordeste com intensidade fraca e com rajadas entre 35 e 45 km/h no Grande Oeste, planaltos e no Litoral Sul. As temperaturas mínimas devem variar de -1 (na serra) a 6°C no Meio-Oeste e nos planaltos, entre 6 e 10°C no Extremo Oeste, no Oeste, na Grd. Florianópolis Serrana e no Alto e Médio Vale do Itajaí e entre 8 e 16°C no litoral. Máximas oscilando entre  14 e 19°C no Planalto Sul, entre 20 e 27°C no Extremo Oeste e Oeste e variando entre 19°C e 23°C no restante do estado.

Sábado (22)

Será com predomínio do sol no Grande Oeste, com sol entre algumas nuvens nos planaltos e no Vale do Itajaí e com ocorrência de chuva fraca a qualquer hora do dia nas áreas litorâneas em função do Sistema de Alta Pressão que segue se deslocando em direção ao oceano e trazendo umidade para o continente. Haverá ocorrência de geada nos pontos mais altos da Serra.

Vento de intensidade fraca com direção norte/nordeste e com rajadas entre 35 a 50 km/h entre a manhã e a tarde no Meio-Oeste, Planalto Sul e no Litoral Sul. Temperaturas mínimas de 4°C nos pontos mais altos da serra, entre 7 e 10°C no Planalto Sul,  8 e 12°C no Extremo Oeste, no Oeste e no Planalto Norte e entre 11 e 17°C nas demais regiões. As máximas variam entre 22 e 26°C no Extremo Oeste, no Oeste, no Baixo Vale do Itajaí, no Litoral norte e no Litoral Sul  e oscilam entre 18 a 23°C no restante do estado.

No domingo (23) e na segunda-feira (24) a alta pressão no oceano ainda mantém o tempo estável em grande parte de SC, com sol entre poucas nuvens. Nas áreas litorâneas e em suas proximidades, devido a umidade vinda do mar, haverá maior cobertura de nuvens e chance de chuva fraca à noite. As temperaturas sobem gradualmente em relação aos dias anteriores.

Confira algumas imagens que circularam pelas redes, da chuva congelada e acumulo de neve:

Foto: Redes Sociais/Reprodução