21 de novembro de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Prisão revogada e “rédeas curtas” para o prefeito Clésio, de Criciúma

Apoiadores recepcionaram com festa o prefeito Clésio recém saído da prisão / Foto: Assessoria de Imprensa

Partido da situação em criciúma recepcionou o prefeito Clésio Salvaro, em Criciúma, após o relaxamento da prisão do prefeito Clésio Salvaro, nesta última quinta-feira (26). A acolhida se deu mesmo devido aos vários impedimentos. É que o prefeito e todos os denunciados que estavam presos, vão ter que se submeter a medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica, por, pelo menos 90 dias, e também se manter afastados do serviço público por outros 120 dias. Outra recomendação requer a proibição de qualquer contato com as pessoas envolvidas no processo. Isso também se subentende, de que não poderá participar da campanha política do seu sucessor, uma vez que também está vetado o uso das redes sociais, além de não poder conceder entrevistas. Seja como for, as investigações terão prosseguimento, porém, com os réus em liberdade. Enfim, o envolvimento na campanha, poderá desrespeitar algumas das recomendações da justiça. Independente de tudo, a recepção a Salvaro reuniu apoiadores na Rua da Gente na noite desta quinta-feira, 26. O ato contou com a presença dos deputados estaduais Júlio Garcia (PSD) e Rodrigo Minotto (PDT), e da deputada federal Geovânia de Sá (PSDB).

Operação Caronte

O prefeito que estava detido preventivamente em razão da Operação Caronte, teve, juntamente com os demais servidores municipais e empresários envolvidos, a prisão revogada por determinação da Justiça. A Operação conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, investiga possível esquema de fraude em licitações e corrupção no serviço funerário de Criciúma. A soltura foi em decisão tomada pela desembargadora Cinthia Beatriz da Silva Bittencourt Schaefer. Mesmo diante da gravidade das acusações, houve o reconhecimento de parte dela, de que não havia mais motivos para manter presos o prefeito e nem os demais investigados.

MTur apresenta nova Lei Geral do Turismo

Ministério do Turismo apresenta Plano Nacional e Nova Lei Geral do Turismo na Abav Expo Brasília 2024 / Foto: Roberto Castro/MTur

O MTur tem foco no novo Plano Nacional do Turismo (PNT) e a atualização da Nova Lei Geral do Turismo (LGT) que estão sendo apresentados para uma plateia composta majoritariamente por agentes de viagens e players do setor. A nova lei foi sancionada em setembro pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O chefe da Assessoria Especial de Assuntos Técnicos do Ministério do Turismo, Wilken Souto destaca as principais mudanças e as novas diretrizes das duas legislações. Tanto o PNT como a LGT passaram por recentes atualizações para desburocratizar e modernizar a operação de diversas atividades da cadeia produtiva do turismo. Sobre a Nova Lei Geral do Turismo, Wilken, divulgou as metas e estratégias que visam posicionar o Brasil como o principal destino turístico da América do Sul até 2027. O documento com a visão, princípios, eixos de atuação e objetivos para o desenvolvimento do setor, ao longo do período. Um dos destaques está a promoção de um turismo sustentável, inclusivo e inovador, com a intenção de ampliar o número de turistas, tanto nacionais quanto internacionais, e transformar o turismo em um motor de desenvolvimento econômico.

ABAV EXPO, em Brasília

abertura da ABAV- Foto: Roberto Castro/MTur

Considerado um dos maiores do setor de turismo do Brasil e uma das mais relevantes da América Latina, realizada anualmente, a feira reúne profissionais do setor, autoridades, agências de viagens e empresas de todo o mundo, oferecendo um espaço para networking, debates sobre as tendências do mercado e a apresentação de novas políticas e produtos turísticos. A ABAV EXPO Brasília 2024 conta com a participação de milhares de expositores e visitantes, consolidando-se como um importante ponto de encontro para negócios e discussões sobre o futuro do turismo no Brasil. A feira é organizada pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e se destaca por promover a integração do mercado turístico, atraindo novas oportunidades de parcerias e investimentos.

Presença de Santa Catarina no evento fortalece destino

Espaço de SC na ABAV – Foto: Roberto Castro/MTur

Visando expandir e consolidar o turismo catarinense, a Secretaria de Estado do Turismo de Santa Catarina (Setur) está na ABAV Expo 2024. Pelo segundo ano consecutivo desde sua criação, a Setur se une aos principais players do setor para promover as atrações de Santa Catarina. Além disso, a participação também inclui a conexão com agentes de viagens e profissionais estratégicos do turismo brasileiro. A secretária adjunta de Turismo, Catiane Seif, que lidera a comitiva da Setur na ABAV Expo, destaca a importância dessa participação. “A oportunidade de representar o Estado em uma feira de tamanho impacto nacional é fundamental para que continuemos impulsionando Santa Catarina como destino turístico de excelência, com o objetivo de reforçar o compromisso do governador Jorginho Mello com essa matriz econômica do estado.”

Santa Catarina oferece experiências únicas

Foto: Divulgação / Setur

Com uma diversidade natural e cultural incomparável, Santa Catarina oferece experiências únicas para todos os gostos. De praias paradisíacas a montanhas e vinhedos, o estado é um destino completo. Durante a ABAV Expo, a Setur apresenta 20 atrativos e representantes turísticos de diversas regiões, demonstrando a riqueza e a pluralidade de suas ofertas. Esses coexpositores foram selecionados por meio do Edital de Chamamento Público, garantindo a qualidade e a representatividade dos destinos catarinenses.

Colaboração: Jornalista Artur Hugen – Assessoria de Imprensa do Mtur – ABAV e Secom SC.