18 de setembro de 2024
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Turismo

Procon de Florianópolis notifica 123 Milhas por suspensão de passagens

Empresa tem até 48 horas para responder os questionamentos do órgão municipal

Depois de ser cobrada por explicações pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), a empresa 123Milhas agora está sendo notificada pelo Procon Municipal de Florianópolis. Tanto a cobrança da Senacon quanto a notificação do Procon da capital catarinense devem-se à suspensão dos pacotes e das emissões de passagens da linha promocional no período entre setembro e dezembro de 2023.

Entregue nesta segunda-feira (21), o documento do órgão municipal solicita informações sobre os reais motivos da suspensão dos pacotes e do cancelamento das passagens já emitidas. Além disso, solicita também o embasamento legal dos critérios utilizados na concessão do voucher como instrumento de ressarcimento aos consumidores e questiona a quantidade de consumidores residentes em Florianópolis atingidos pela medida.

Dessa forma, o Procon de Florianópolis se soma ao Procon do Estado de São Paulo, que também notificou a 123Milhas nesta segunda-feira (21) solicitando esclarecimentos. Diretor do Procon de Florianópolis, Alexandre Farias Luz, conta que a empresa tem até 48 horas para responder os questionamentos sobre o ocorrido. “Caso, não haja retorno, o Procon pode suspender a venda de novos pacotes, além de abrir um Processo Administrativo perante o Ministério Público de Santa Catarina”.

 

Desde que informou sobre a suspensão dos pacotes e da emissão de passagens da linha promocional, na sexta-feira (18), a 123Milhas entrou na mira do Ministério do Turismo e do Ministério da Justiça e Segurança Pública. No último sábado (19), Ministério do Turismo emitiu uma nota afirmando que ambos ministérios estão “empenhados na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé”.

Confira nota emitida pelo Ministério do Turismo

O Ministério do Turismo considera grave o anúncio da agência de viagens 123 Milhas, nesta sexta-feira (18), de que irá suspender os pacotes e a emissão de passagens de sua linha promocional, afetando viagens já contratadas da linha “Promo”, de datas flexíveis, com embarques previstos de setembro a dezembro de 2023.

O Ministério do Turismo já acionou o Ministério da Justiça e Segurança Pública para que, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), avalie a instauração de um procedimento investigativo que esclareça as razões de tais cancelamentos, identifique todos as pessoas atingidas e promova a reparação de danos a todos os clientes prejudicados.

Ambos os ministérios estão empenhados na busca de mecanismos que evitem que situações semelhantes voltem a se repetir e na responsabilização de empresas que, porventura, tenham agido de má-fé.

O MTur e o MJSP acompanharão, de perto, o avanço das investigações preliminares e manterão informados todas as pessoas e setores envolvidos.

Foto: PMF / Divulgação