19 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Produção agrícola de Santa Catarina registra aumento de 17,5%

Foto: Marco Favero / SECOM

Houve um crescimento na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023 em relação a 2022

Santa Catarina registrou um aumento expressivo de 17,5% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas em 2023, em comparação ao ano anterior. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado alcançou a produção de 7,1 milhões de toneladas, subindo para a nona posição entre as 27 unidades federativas do país.

Além do crescimento geral, Santa Catarina continua como o maior produtor nacional de maçã e cebola, com 593,1 mil toneladas e 377,6 mil toneladas, respectivamente. São Joaquim se destacou como o principal município produtor de maçã, representando 53,1% da produção estadual, enquanto Ituporanga liderou na produção de cebola.

 

O desempenho agrícola não se limita a esses produtos. A produção de soja, por exemplo, atingiu 2,9 milhões de toneladas, representando 41,3% do total de grãos no estado e registrando um crescimento de 36,7% em relação a 2022. O milho também mostrou evolução, com um aumento de 20,9%, alcançando 2,6 milhões de toneladas.

Apesar da leve queda na produção de arroz, Santa Catarina permanece como o segundo maior produtor nacional, com 1,2 milhão de toneladas. Outros cultivos, como triticale e cevada, mais que triplicaram suas produções, com crescimento de 203,2% e 265,8%, respectivamente.

O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto, atribuiu o crescimento ao fortalecimento dos programas de incentivo e ao trabalho conjunto de órgãos estaduais, destacando a força do setor agrícola catarinense. Santa Catarina também é referência na produção de carne suína e de frango, consolidando sua posição como um dos principais estados agropecuários do Brasil.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão