7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Professores da UFSC encerram greve após aprovação de proposta do governo federal

Foto: Ana Laura Baldo/Apufsc

A greve havia começado no dia 7 de maio

Nesta sexta-feira (24), o Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc-Sindical) anunciou em seu site que os docentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), filiados ao sindicato, decidiram aceitar a proposta do governo federal e encerrar a greve. A paralisação, que começou em 7 de maio, foi encerrada após uma votação online que ocorreu entre as 16h de terça-feira (21) e as 16h desta sexta-feira.

Ao todo, 1.505 professores participaram da votação, com 767 (51%) votando a favor da proposta e pelo fim da greve, 717 (48%) votando contra e 21 votos em branco. A pergunta apresentada na cédula era: “Tendo em vista a 5ª Mesa Específica e Temporária do Magistério Federal, no último dia 15 de maio, você considera”. As opções de resposta eram “devemos aceitar a proposta do governo e encerrar a greve” e “devemos recusar a proposta do governo e manter a greve”.

 

> Professores da UFSC aderem à greve nacional nesta terça-feira (7)

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos convidou as entidades representativas do Magistério Federal para a assinatura do termo de acordo, baseado na proposta apresentada em 15 de maio. O evento será realizado na próxima segunda-feira (27), às 14h, na sede do MGI, em Brasília, como parte das negociações da Mesa Específica de Negociação com Magistério Superior e EBTT.

Segundo a Apufsc-Sindical, a marcação da assinatura do termo de acordo indica que a proposta do governo é final, sem possibilidade de renegociação. A aprovação da proposta resultará na retomada das atividades acadêmicas na UFSC.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão