Foto: Living Lab/ Divulgação
As candidaturas podem ser realizadas até 26 de julho
A Prefeitura de Florianópolis, através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, está com inscrições abertas para o Programa Living Lab, uma iniciativa que utiliza o ambiente real da cidade para validar inovações tecnológicas e modelos de negócios. As inscrições estão abertas até o dia 26 de julho.
O programa, realizado em parceria com a TIM, utilizará a infraestrutura 5G da operadora, que cobre 77% dos bairros da capital catarinense. A TIM fornecerá chips para testes e dará suporte técnico às aplicações. Serão selecionadas até 10 soluções inovadoras para serem testadas, abordando desafios urbanos como segurança, saneamento e mobilidade.
O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, destacou a importância do projeto para a cidade: “Estamos na expectativa de conhecer ideias inovadoras para a cidade. Florianópolis tem muito a se destacar, tendo a prefeitura um papel importante ao viabilizar esta iniciativa junto de diversos parceiros, estimulando a validação de tecnologias que melhorem a qualidade de vida dos que moram na capital” explica.
O Conselho Municipal de Inovação de Florianópolis aprovou o projeto, que terá duração de aproximadamente quatro meses. Uma novidade desta edição é a possibilidade de celebrar o Contrato Público para Solução Inovadora (CPSI), um mecanismo que permite ao governo investir em soluções inovadoras para desafios públicos sem a necessidade de nova licitação.
O Living Lab, com metodologia desenvolvida pelo grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC, funcionará como um laboratório urbano para testar e validar essas inovações. As soluções aprovadas após o período de testes poderão ser contratadas diretamente.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão
A infraestrutura 5G, que oferece velocidades até 100 vezes superiores à rede 4G, deve impactar significativamente o mercado corporativo e o setor público, viabilizando a Indústria 4.0 e soluções de Internet das Coisas (IoT). O diretor de Arquitetura e Evolução Tecnológica da TIM Brasil, Átila Xavier, enfatizou a contribuição do 5G para o crescimento e transformação digital da cidade: “O maior interesse da TIM nesta parceria é a possibilidade de incentivar a inovação de forma aberta. Sem dúvidas, a tecnologia 5G contribuirá de forma significativa para o crescimento e a transformação digital. Com a qualidade da nossa rede e o protagonismo da TIM, importantes setores da economia em Florianópolis como educação, saúde, transporte e segurança serão beneficiados”, conclui.
A Prefeitura e a UFSC serão responsáveis pela seleção das empresas participantes, utilizando critérios estabelecidos por uma banca avaliadora multidisciplinar. O projeto contará também com a colaboração do Grupo de Trabalho 5G da ACATE e do ecossistema de inovação local. As inscrições podem ser feitas no site da Rede de Inovação de Florianópolis.