15 de abril de 2025
TVBV ONLINE
Especial Publicitário

Programa Universidade Gratuita está com inscrições abertas até 23 de abril

Benefício tem como foco estudantes matriculados em instituições de ensino superior comunitárias

O Programa Universidade Gratuita do Governo de Santa Catarina está com inscrições abertas para o primeiro semestre de 2025. Nesta etapa, os estudantes devem realizar seus cadastros no sistema e entregar os documentos comprobatórios na instituição em que estão matriculados até as 19h do dia 23 de abril.

Caso surjam dúvidas no preenchimento do cadastro ao longo desta etapa, os estudantes devem procurar a instituição de ensino superior (IES) na qual estão matriculados. Nessa mesma fase, as instituições irão analisar as inscrições realizadas, receber e validar os documentos dos estudantes.

Um dos estudantes que já foi beneficiado pelo Programa é Alex Sandro Soares, encarregado de manutenção em uma clínica médica de Itajaí onde, aos 50 anos, está realizando um sonho de menino: fazer o curso de Direito na universidade. Ainda jovem, ele abdicou de cursar a faculdade para ajudar a família com o pagamento das despesas da casa, e tem agora a oportunidade de retomar os estudos com o programa Universidade Gratuita. O que causava constrangimento deu lugar ao sentimento de orgulho, e o trabalhador e pai de família é só felicidade com a nova chance.

 

“Se não fosse o Universidade Gratuita eu não estaria aqui. O que mudou na minha vida? Externamente nada, eu continuo na minha vida. Mas aqui dentro (bate no peito) mudou tudo. Quando tu não tem estudo, tu se sente inferior, de uma certa forma envergonhado. Tu vai concorrer a uma vaga de trabalho, vai preencher teu currículo e escreve ‘escolaridade ensino fundamental incompleto’. Lá dentro, por mais que não admita, tem uma dor. E essa dor acabou. Mudou a minha vontade, a minha alegria. É um sentimento que eu nunca tinha experimentado de orgulho, eu tenho orgulho de mim”, revela Alex.

Vale destacar ainda que o Universidade Gratuita está direcionado às instituições comunitárias, presentes no estado há muitos anos, e que não possuem fins lucrativos. Somente em 2024, a iniciativa concedeu mais de 41 mil benefícios com um investimento anual de quase R$ 507 milhões.

Foto: Roberto Zacarias/SECOM

Confira os critérios para participar do programa

– estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa, e que os cursos de graduação sejam presenciais e reconhecido(s) pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) ou pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), cujo Conceito Preliminar de Curso (CPC) seja maior ou igual a 3 (três) ou, na falta deste, Conceito de Curso (CC) seja maior ou igual a 3 (três);

– ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);

– ser natural de Santa Catarina ou residir nela há mais de cinco anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;

– ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta;

– possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de Medicina, ou, para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

Concessão em maio

A previsão é de que a concessão dos benefícios ocorra entre os dias 9 e 19 de maio. Os contemplados irão receber os valores das mensalidades já pagas neste primeiro semestre de 2025 de modo retroativo.

Para mais informações e tirar dúvidas, o interessado deve acessar o site oficial do Universidade Gratuita.

Foto: Marco Favero/Arquivo/SECOM

Fumdesc

O prazo para as inscrições no Fundo Estadual de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc) também vai até 23 de abril, às 19h. Todos os detalhes estão disponíveis no site da Secretaria de Estado da Educação.

O Fumdesc é uma assistência financeira estudantil do Estado de Santa Catarina e está vinculado à Secretaria de Estado da Educação (SED). Ela dá ao estudante condições para ele permanecer no ensino superior e concluir o curso escolhido em uma universidade particular. Para isso, o aluno deve estar matriculado em uma das instituições universitárias cadastradas no programa, e cumprir os critérios para poder ser beneficiado.

Os critérios são

– estudantes regularmente matriculados em instituições universitárias que aderiram ao programa;

– ser hipossuficiente, segundo o índice de carência (IC);

– ser natural do Estado de SC ou residir nela há mais de 5 (cinco) anos, contados retroativamente a partir da data de ingresso nas instituições universitárias;

– ser a primeira graduação cursada com recursos da assistência financeira do Programa Universidade Gratuita ou do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (FUMDESC); e

– possuir renda familiar per capita inferior a 8 salários mínimos para cursos de medicina, ou para demais cursos, possuir renda familiar per capita inferior a 4 salários mínimos.

           

             

Caixas de som podem ser proibidas nas praias de Florianópolis

Projeto que prevê apreensão dos equipamentos é aprovado em 1ª votação na Câmara

Caixinhas de som, alto-falantes e dispositivos similares podem ser proibidas em todas as praias de Florianópolis. A Câmara de Vereadores aprovou nessa quarta-feira (9) o projeto de lei que proíbe o uso de equipamentos sonoros na faixa de areia e nos logradouros públicos que dão acesso a elas

Continue lendo