Obra tem previsão de conclusão para o primeiro semestre de 2025
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, realizou nesta quinta-feira (6) uma visita técnica às obras da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em Xanxerê, município da região Oeste do estado. O projeto em andamento tem como objetivo principal amenizar as dificuldades enfrentadas pelos municípios de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Coronel Freitas, Bom Jesus e Cordilheira Alta no abastecimento de água.
Iniciada em 2021, a obra do Projeto Rio Chapecozinho é considerada a maior do sistema de abastecimento de água atualmente em andamento em Santa Catarina e, quando concluída, possibilitará o transporte de água tratada por uma rede de abastecimento ao longo de 58 km. O objetivo é de que o Projeto Chapecozinho conte com quatro reservatórios, com capacidade de vazão de 1.250 litros por segundo, e uma reserva de água de 17,5 milhões de litros.
O plano prevê que a captação da água bruta ocorra por meio de uma adutora no Rio Chapecozinho, em Bom Jesus, e seja direcionada para a Estação de Tratamento de Água que está sendo construída em Xanxerê. Em seguida, a água é distribuída para as cidades vizinhas de Xaxim, Xanxerê, Bom Jesus, Coronel Freitas e Cordilheira Alta, chegando até Chapecó.
O investimento público é de aproximadamente R$ 380 milhões, e, segundo o governo, os pagamentos estão em dia. A obra já está 40% concluída de acordo com o cronograma físico e a previsão é de conclusão até o primeiro semestre de 2025.
“A estação de tratamento vai auxiliar os municípios que sofrem com a escassez hídrica, além de atender a demanda de água nas cidades da região para os próximos 20 anos”, afirmou o diretor de Operação e Expansão da Casan, Joel Horstmann. “Essa obra que está em andamento aqui em Xanxerê vem garantir justamente isso, minimizar os impactos da crise hídrica”, reforçou o governador Jorginho Mello.
Foto: Roberto Zacarias / Secom