O projeto de reeleição de João Rodrigues poderá contar com o MDB como novo aliado / Foto: Divulgação
A quinta-feira (1), em Chapecó foi de grande movimentação na política, com a realização de importante reunião convocada pelo presidente do PSD em SC, Eron Giordani. Ocasião em que foi apontado o nome do vereador Valmor Scolari Jr (PSD), para compor na condição de vice na chapa encabeçada por João Rodrigues. Outros nomes foram ventilados, a exemplo de Elio Cella, do PP. Mas, a reunião do PSD teve um ingrediente a mais, com a presença de lideranças do MDB, um sinal de aproximação e possível aliança para o pleito. Estiveram presentes o presidente da Alesc, Mauro de Nadal, o presidente do MDB, Valdir Cobalchini, o deputado estadual Cleiton Fossá, além do deputado estadual do PSD, Napoleão Bernardes. O MDB oficialmente foi convidado para compor o grupo de partidos aliados do PSD, de João Rodrigues, que já conta com o Podemos, o União Brasil e o PP.
Repercute operação que apura fraudes a procedimentos licitatórios
A nova operação deflagrada pelo GAECO e GEAC, para apurar fraudes em licitações em municípios catarinenses, nesta última quinta-feira (01) mexeu com a opinião pública, mais uma vez. Foram expedidos 26 mandados de busca e apreensão, cumpridos em 16 municípios de Santa Catarina das regiões sul e serrana. A Operação “Seredip” busca apurar crimes contra a Administração Pública relacionados à fraude a licitações, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva e associação criminosa. A nova ação tem desdobramentos da Operação Tríade, que busca desarticular grupo composto por empresários e agentes públicos sob a suspeita da prática de ilícitos contra a Administração Pública, especialmente fraude a licitações, tendo por objeto a contratação de serviços de assessoria e consultoria voltada à área da saúde pública. Os mandatos concentram-se nos municípios de Praia Grande, Painel, Palmeira, São Joaquim, São João do Sul, Timbé do Sul, Bom Jardim da Serra, Balneário Gaivota, Meleiro, Forquilhinha, Jacinto Machado, Maracajá, Passo de Torres, Turvo, Araranguá e Criciúma.
Prefeitura de São Joaquim emite nota de esclarecimento
Segue a nota:
A Prefeitura Municipal de São Joaquim, vem a público informar que forneceu às autoridades competentes, toda documentação solicitada com relação à empresa D.T.A. e C. L., que presta serviços, de consultoria presencial e online em gestão e estratégia da secretaria municipal de saúde, incluindo sistema de informação do ministério da saúde, confecção e elaboração e acompanhamento dos instrumentos de gestão que estiverem vencidos e a vencer até 31/12/2022, confecção e acompanhamento de projetos de leis e portarias para a secretária municipal da saúde, consultoria na legislação SUS, em diversos municípios de Santa Catarina, inclusive neste município.
A contratação decorreu de processo licitatório (Processo n. 23/2023) regular, sem vícios, seguindo os pareceres jurídicos e perfaz a quantia de R$ 4.000,00 (quatro mil reais mensais), por 12 (doze) meses, totalizando R$ 48.000,00 (quarenta e oito mil reais). Frisa-se que a investigação paira sobre a empresa prestadora do serviço e não sobre o município e seus agentes.
O município através da atual gestão informa que todos os seus procedimentos seguem os preceitos legais, desconhecendo qualquer irregularidade e está à disposição para qualquer esclarecimento que se fizer necessário.
Em tempo, reafirmamos nosso compromisso com a transparência e legalidade dos atos da administração. Atenciosamente.
Giovani Nunes
Prefeito Municipal de São Joaquim
E agora! EUA reconhece vitória da oposição venezuelana
A posição do governo do Brasil já é sabida, diante de mais um escândalo a olhos vistos nas eleições na Venezuela, em que o ditador Nicolás Maduro, se autoproclamou vencedor das eleições realizadas no último domingo, 28. No entanto, inúmeros países não reconheceram a vitória dele nas urnas. Nesta quinta-feira (2), repercutiu no mundo a posição dos Estados Unidos da América. O Chefe da diplomacia americana, Antony Blinken, se manifestou dizendo que os resultados anunciados pelo CNE da Venezuela, são falhos e não representa a vontade do povo, e que o candidato da oposição Edmundo Gonzales Urrutia é o vencedor do pleito. Enfim, que o resultado apresentado por Maduro é uma fraude. Enquanto isso, no Brasil, apenas o pedido de transparência, mas sem opinar sobre o resultado da eleição. Por fim, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, anunciou na quarta-feira (31) que solicitará ao Tribunal Penal Internacional a prisão do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. É possível que desta vez, o ditador Maduro não mais se sustente na presidência da Venezuela.