Ação da Guarda Municipal de Chapecó flagrou até condutores que nunca tiraram habilitação
Uma fiscalização com foco em motoristas de transporte por aplicativo, vinculados a empresas como Uber e 99, resultou na remoção de 29 veículos ao pátio por transporte irregular de passageiros em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A ação da Guarda Municipal nessa segunda-feira (21) flagrou ainda dois motoristas que sequer possuíam habilitação para conduzir veículos automotores.
Segundo a Prefeitura, foram mais de 80 veículos abordados em pontos estratégicos de grande fluxo de passageiros. A ação foi anunciada na semana anterior e teve como objetivo coibir a atuação de motoristas irregulares e garantir maior segurança aos usuários do serviço.
Além do transporte irregular, outros 16 automóveis foram apreendidos por débitos de licenciamento ou outras irregularidades. As operações devem seguir ocorrendo nos próximos dias, com ações em diferentes regiões do município.
A Prefeitura de Chapecó estima que a cidade conta com mais de dois mil motoristas que atuam no transporte por aplicativo. No entanto, pouco mais de 300 realizaram o cadastramento e se adequaram às exigências da legislação municipal. A operação foi motivada por queixas de motoristas regularizados — que alegam concorrência desleal — e de usuários, que relatam cobranças acima do valor praticado no aplicativo e abordagens indevidas, oferecendo corridas feitas o devido acionamento da plataforma.
De acordo com o edital de chamamento público publicado em 1º de novembro de 2024, os motoristas tiveram até o dia 31 de janeiro de 2025 para se regularizarem junto à Secretaria Municipal de Segurança Pública. Mesmo assim, muitos continuam exercendo a atividade fora da regulamentação.
A Secretaria reforça que ainda é possível realizar a regularização. Informações podem ser obtidas pelo telefone (49) 3330-8686, em horário comercial, ou pelo e-mail transporte@chapeco.sc.gov.br.
PRF chama a atenção para a transformação de BRs em vias urbanas
PRF chama a atenção para a transformação de BRs em vias urbanas
Nove pessoas morreram nas rodovias federais de Santa Catarina nesse feriadão de Páscoa e Tiradentes, sendo cinco delas por atropelamento. Os dados foram contabilizados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) ao longo da Operação Semana Santa 2025, desde quinta (17) até essa segunda-feira (21).