Bombeiros de Santa Catarina auxiliam no combate às chamas no Mato Grosso do Sul / Foto: Divulgação / CBMSC
Não precisa ser muito explicativo para dar sentido à percepção de todos nós, quanto às queimadas que acontecem em todo o Brasil, e as condições do ar que estamos respirando em razão delas. Infelizmente, hoje, percebe-se o quanto ideólogos responsabilizaram o governo passado, com “defesa” incondicional de artistas nacionais e internacionais. Até música pedindo para salvar a Amazônia foi criada e interpretada pelos pseudo protetores das florestas. Enquanto isso, o Governo Federal de hoje, sem saber o que fazer, tenta encontrar jeitos para minimizar o impacto negativo que paira sobre ele, com a criação de uma Autoridade Climática. Pronto. Tudo resolvido. Aliás, mais um cargo inócuo. A ministra Marina Silva deveria ser a maior autoridade responsável. No entanto, nesse atual cenário, é apenas uma peça decorativa, junto ao governo, sem saber o que falar ou fazer. Enfim, a questão é preocupante, e não deveria ser levada para o campo político. Seja como for, providências precisam ser tomadas para o problema, agravado pela falta de chuva nas regiões do país, mais atingidas pelo fogo.
Agressão em debate em TV retrata o nível da campanha em SP
Impressionante como a campanha à Prefeitura de São Paulo atrai atenção de todo o Brasil. Primeiro porque se trata da mais populosa e o principal centro econômico e financeiro do país. Não é à toa que a campanha e os candidatos estejam na mídia todos os dias, além da busca pelo poder de gerir a capital paulista. O surgimento de um candidato diferenciado, como Pablo Marçal (PRTB), tem criado situações inesperadas. O homem fala mais do que devia, e tecnicamente coisas que muita gente não tem coragem de dizer. Enfim, é nesse protagonismo que o milionário candidato se situa. O que se viu na noite deste domingo (15), em debate realizado pela TV Cultura foge qualquer padrão já visto em debates, com troca de acusações entre Paplo Marçal e José Luiz Datena (PSB), seguida de agressão (cadeirada). O fato se deu após Marçal chamar Datena de “arregão”, resultando na expulsão do debate do jornalista e apresentador de TV, enquanto que Marçal foi levado para um hospital para atendimento médico. Sabe-se lá o que mais a política paulista vai render aos olhos do Brasil e do mundo até o fim do pleito eleitoral, diante do que já tem acontecido. O eleitor paulista terá que ter muita serenidade para escolher o seu representante na Prefeitura.
Assuntos de campanha em Araranguá, no Norte do Estado
Informações de Araranguá, dão conta de que a candidata à Prefeitura do Município, Andresa Ribeiro (PL) aproveitou o fim de semana para conversar com os eleitores no bairro Mato Alto, acompanhada pelo candidato a vice, Márcio Tubinho (PP), e apoiadores. Uma das principais reclamações ouvidas por Andresa foi relacionada à qualidade da educação municipal. A pauta está no plano de governo de Andresa, que lamenta os resultados ruins obtidos por Araranguá no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2024, referente a 2023. A candidata apresenta levantamentos que mostram que o Ideb das escolas municipais de Araranguá é de 5,7 nos anos iniciais e 4,4 nos anos finais. “Desde 2020 nós estamos caindo e hoje estamos abaixo da média de Santa Catarina. Além disso, o Ideb de Araranguá é um dos piores da Amesc”, disse Andresa. Entre as propostas de Andresa e Tubinho estão a melhoria da infraestrutura das escolas municipais e a estruturação com equipamentos tecnológicos de última geração. Além disso, serão ampliados os horários de funcionamento das creches. Também será articulada a abertura de uma escola cívico-militar municipal em Araranguá.
Desentendimento e acusações em Forquilhinha
Candidato a prefeito de Forquilhinha, o vereador e presidente da Câmara, Dinho Rampinelli (PL), assinou uma nota conjunta em repúdio às declarações do prefeito Neguinho. Subscrita pelos vereadores Felipe Dordete, Marilda Casagrande e Marcos Rocha Macedo, a nota confirma que os parlamentares irão à Justiça contra os ataques do prefeito. Dinho e os demais colegas afirmaram que está entre as atribuições dos vereadores a função de “zelar pelo ordenamento no município e defender os interesses da população, inclusive verificando o regular uso do dinheiro público pelo Poder Executivo, não havendo qualquer motivo que justifique os ataques desmedidos do Chefe do Poder Executivo”. Ainda em nota, Dinho e os vereadores reafirmaram a confiança nos trabalhos desempenhados pela Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina.
Alheio às brigas de campanha, Neguinho e Érico fazem caminhadas
Foto: Leneza P. Della Krás
Em Forquilhinha, moradores de inúmeras localidades já foram visitados pelo prefeito José Claudio Gonçalves, o Neguinho, candidato à reeleição, e pelo candidato a vice Érico D’Amorim. No final de semana, a caminhada 55 da Coligação ‘Pra Forquilhinha não parar’, pelos bairros, tem tido a participação dos candidatos a vereador e simpatizantes. A pouco mais de três semanas do pleito eleitoral, os candidatos continuam ouvindo, durante as visitas, os anseios da população e falando sobre as ações já realizadas, além dos objetivos para o novo mandato que fazem parte do Plano de Governo. O roteiro de caminhadas é uma das ações de mobilização da Coligação ‘Pra Forquilhinha não parar’, que possui em sua composição a união dos partidos PSD, PSDB, União Brasil, Republicanos e Partido dos Trabalhadores.
O final de semana dos principais candidatos à Prefeitura de Criciúma
A campanha dos dois principais candidatos em Criciúma segue cada vez mais intensa. Inicio falando dos candidatos da coligação Criciúma de Todos, Ricardo Guidi e Acélio Casagrande, que movimentaram a cidade neste sábado, 14, com uma grande carreata, que encerrou na Praça Nereu Ramos. Guidi reforçou que a carreata foi apenas uma preparação para a próxima sexta-feira, 20, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro estará em Criciúma em prol da candidatura. “Foi emocionante ver centenas de pessoas envolvidas neste movimento. Em cada lugar que passávamos o carinho dos criciumenses era visível”, expressou Guidi.
Por outro lado
Em evento com a participação de aproximadamente 300 pessoas, a chapa “Criciúma Acima de Tudo” reuniu o candidato a prefeito, Vaguinho Espíndola (PSD), e o candidato a vice, Salésio Lima, em um encontro com apoiadores do União Brasil, evidenciando a força da coligação. O momento foi prestigiado por lideranças, candidatos a vereador e simpatizantes da sigla. Conforme o candidato a prefeito pelo PSD, o encontro reforçou o quanto a coligação segue unida em prol da vitória. “Temos trabalhado incansavelmente para levar nossas propostas à população, e contar com o apoio de partidos que comungam dos nossos princípios, como o União Brasil, é fundamental para unirmos esforços em busca da eleição. Seguimos firmes, porque a cada dia que passa, ficamos mais próximos de atingirmos o nosso grande objetivo”, destacou.