7 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Quem é Hannah Schmitz, alvo das mais recentes críticas de Max Verstappen?

Fonte: Band.com.br | Foto: Getty Images

Em meio à crise de 2024, estrategista da Red Bull tem protagonizado desentendimentos com tricampeão

Max Verstappen não sabe o que é uma vitória na Fórmula 1 desde o Grande Prêmio da Espanha, em junho. E após o quinto lugar no GP da Hungria do último fim de semana, direcionou as críticas à estratégia da Red Bull na prova.

“A estratégia foi muito ruim”, afirmou o tricampeão, de acordo com o site do canal de TV austríaco ORF. “Temos todas as informações, (mas) talvez eu tenha que instalar no carro e fazer isso sozinho”, completou.

 

A declaração foi encarada como uma crítica a Hannah Schmitz, estrategista da Red Bull na F1. E ampliou a crise vivida na equipe desde o fim da temporada 2023, tendo como centro a disputa de poder entre Christian Horner e Helmut Marko.

Quem é Hannah Schmitz?

A engenheira britânica Hannah Schmitz chegou à Fórmula 1 no fim de 2009 como integrante do departamento de modelagem e estratégia da Red Bull. No cargo, entre outras funções, ela era responsável por relatórios de desempenhos de testes que orientariam as estratégias em treinos e corridas.

As boas avaliações profissionais fizeram Hannah crescer dentro da equipe. Em 2011, tornou-se engenheira de estratégia, participando diretamente da programação das corridas. Em 2021, passou a chefiar o departamento, oficialmente com o cargo de engenheira-chefe de estratégia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As atuações consideradas decisivas em diversas vitórias recentes da Red Bull renderam a Hannah o prêmio de Engenheira do Ano em 2022. No entanto, os resultados recentes criaram problemas na Red Bull: Max Verstappen já criticou publicamente a estratégia da equipe nos rádios, ouvindo da engenheira que as reclamações no rádio são “infantis”.

Do lado de fora das pistas, Hannah é casada com o alemão Markus Schmitz e tem duas filhas. Em 2019, após o nascimento da primeira filha, ela retornou de licença-maternidade e ajudou a definir a estratégia que deu a Verstappen a vitória no GP do Brasil daquele ano.