Árbitro está entre os 37 de todo o mundo presentes na competição inédita
A Associação das Federações Internacionais de Futebol (FIFA) anunciou, nesta segunda-feira (14), os 37 árbitros que estarão presentes no Super Mundial de Clubes, disputado nos Estados Unidos, entre os dias 13 de Junho e 14 de Julho.
Entre os árbitros nomeados, está o catarinense Ramon Abatti Abel. Com 35 anos, ele é natural de Araranguá, no Sul do Estado, e tem se destacado nos cenários nacional, apitando importantes jogos, e internacional, comandando partidas das eliminatórias sul-americanas e competições internacionais sub-20. O maior feito de Ramon na carreira, até o momento, foi ter sido escalado para apitar a final dos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris.
O outro brasileiro escalado foi o goiano Wilton Pereira Sampaio, que aos 43 anos já tem uma Copa do Mundo no currículo. Inclusive, ele era o árbitro do jogo entre Inglaterra e França, válido pelas quartas de final de 2022, quando a França venceu por 2×1.
A arbitragem do Mundial terá ainda 58 árbitros assistentes, sendo quatro deles brasileiros: Rafael Alves, Bruno Boschilia, Danilo Manis e Bruno Pires. Já na relação de árbitros de vídeo, estão 24 profissionais, nenhum do Brasil.
Confira a lista completa

Quanto às novas normas estabelecidas aos goleiros, está a proibição de segurarem a bola por mais de oito segundos na reposição. Caso desrespeitem a regra haverá punição: o time adversário ganhará o direito de cobrar um escanteio.
Câmeras corporais
Além da divulgação dos nomes, a FIFA também anunciou que os árbitros terão câmeras acopladas ao corpo. Segundo o presidente do Comitê de Árbitros da entidade, Pierluigi Collina, a medida visa proporcionar uma nova perspectiva ao telespectador, trazendo uma experiência única de dentro do campo.
“Achamos que é uma boa chance de oferecer aos espectadores uma nova experiência, em termos de imagens feitas de uma perspectiva, de um ângulo de visão nunca oferecido antes. Também tem um propósito em termos de treinamento de árbitros porque, é claro, ver o que o árbitro vê é importante na revisão pós-jogo.”
Super Mundial de Clubes
O torneio será disputado pela primeira vez neste ano. Com 32 clubes, entre eles quatro brasileiros – incluindo Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras -, a competição é um novo formato mundial e a ideia é ser semelhante à Copa do Mundo.
Diferente das edições anteriores do mundial, quando apenas os campeões continentais do ano participavam, neste ano os campeões dos quatro anos anteriores vão participar. Outra mudança no formato é o intervalo entre as edições. Antes acontecia todo ano, agora será de quatro em quatro.
Com informações de Agência Brasil
Carro e caminhão colidem, caem em barranco e deixam um morto no Vale
Outras três pessoas tiveram ferimentos leves
Um homem de 59 anos, identificado como Jair Dallabona, morreu em um grave acidente na manhã desta terça-feira (15) em Timbó, no Vale do Itajaí. Ele dirigia um carro que foi atingido por um caminhão e caiu em um barranco de aproximadamente cinco metros. Outras três pessoas ficaram feridas.