Tive a honra de acompanhar a entrega do prêmio “Cidades Excelentes”, na noite desta quarta-feira (9), em Florianópolis. Como foi bonito ver o semblante de prefeitos ou representantes, a cada chamada e citação do município correspondente. Três municípios eram evidenciados a partir do tamanho da população. Assim, pequenos, médios e grandes cidades foram analisadas e premiadas, em seis pilares: Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública. (Foto: Paulo Chagas)
Município de Timbó levou o maior número de troféus
Destaque para Timbó, do Vale do Itajaí, sob a gestão do prefeito Jorge Krüger, levou inúmeras premiações, assim como Peritiba, no Oeste catarinense. A iniciativa que ocorre em todo o País é do Grupo Bandeirantes de Comunicação, em parceria com o Instituto Aquila. Em Santa Catarina, contou também com a parceria da TV Barriga Verde. Por hora, foram conhecidos os premiados em todos os pilares, na etapa estadual. Vem mais emoção pela frente. Parabéns aos municípios premiados. Ficou evidente a importância das gestões que sabem exatamente qual o propósito junto à comunidade a que serve. A premiação, além de referenciar o papel do gestor e dos colaboradores, estimula a eficiência.
Jorginho Mello pede uma única voz e união da bancada federal
O fato de estar no comando de um governo estadual e diante de um futuro governo federal totalmente contrário ideologicamente, pode colocar Santa Catarina em um nível de distanciamento, que não convém aos interesses da população. Sabidamente, quase 70% dos eleitores votaram em Bolsonaro em SC. Uma questão a ser considerada. Por isso, entendo a posição de Jorginho Mello (PL), ao participar de reunião da bancada catarinense, em Brasília, ontem, quarta-feira (9), que reiterou a importância da união de todos, e, em uma só voz, defender os interesses do Estado. A representatividade junto ao governo federal vai depender essencialmente da unidade da bancada. Por outro lado, juntamente com outros deputados, senadores e prefeitos, Jorginho acompanhou os encaminhamentos que serão dados pela bancada federal sobre as emendas do orçamento do próximo ano.
Cirurgias eletivas em SC
Um dos pontos que sempre teve abordagem na campanha eleitoral de Jorginho Mello, se refere à questão das cirurgias eletivas. Em Brasília, o futuro governador conseguiu conversar com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Importante o contato ainda neste governo, pois, pode garantir recursos para poder efetivar as cirurgias no Estado. Segundo apontamento de Jorginho, são cerca de 140 mil procedimentos represados. Em contrapartida, o ministro parabenizou Jorginho pela eleição e solicitou aos técnicos da Pasta para que estudem a possibilidade de recursos para as cirurgias.
Relatório das Forças Armadas
Ao participar de um evento em Florianópolis, na noite desta quarta-feira (9), não tive tempo ainda de ver integralmente o relatório das Forças Armadas, a respeito das eleições 2022. Portanto, com calma, quero poder ler e tirar minhas conclusões. O tema é bastante sério, e assim que foi divulgado, apenas percebi que as opiniões no Brasil inteiro, são divergentes. Portanto, quero poder analisar com tempo, e depois, expressar minha opinião diante da coerência que o tema requer.