Cinco destinos brasileiros foram indicados pelo Ministério do Turismo,
mas apenas dois representarão o Brasil na competição
Localizada na zona rural de Joinville, a região da Dona Francisca representa Santa Catarina entre as cinco vilas turísticas brasileiras selecionadas para o concurso internacional “Melhores Vilas Turísticas” (Best Tourism Villages), promovido pela Organização Mundial do Turismo (OMT).
Além da Dona Francisca, o Ministério do Turismo (MTur) indicou à competição outras quatro vilas: Tuiuti (SP), Vila de Entre Rios (PR), Lomba Grande (RS) e Caraguatatuba (SP).
Contudo, apesar das cinco indicações brasileiras, a organização do concurso selecionará apenas duas representantes para concorrer à premiação. O resultado da seleção será divulgado em outubro, na Assembleia Geral da OMT.
Ministra do Turismo, Daniela Carneiro destaca que o reconhecimento internacional conferido pela OMT serve de incentivo para investimentos em infraestrutura turística, na preservação do meio ambiente, e na capacitação de profissionais “a fim de aprimorar ainda mais a experiência dos visitantes”.
As regiões turísticas classificadas pela OMT receberão um selo de representatividade para divulgação dos destinos rurais, destacando os bens culturais e naturais, a preservação, os valores rurais e comunitários e a defesa da inovação e da sustentabilidade nos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Além disso, a organização oferece um programa de apoio com troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de desenvolvimento do turismo rural.
Conheça a Vila Dona Francisca
Cercada de paisagens bucólicas do campo e propriedades com belos jardins que compõem um cenário único da serra catarinense, o roteiro de Vila Dona Francisca encanta quem visita o interior de Joinville (SC). A vila proporciona experiências imersivas pela cultura alemã, passando por propriedades históricas e rurais que possuem uma construção colonial de tirar o folego.
A vila é conhecida pela famosa Estrada Dona Francisca (SC-418), construída por volta de 1858, região que fica rodeada por paisagens da Serra do Mar. As terras contam a história da princesa Dona Francisca, irmã de D. Pedro II. Herdadas após seu casamento com o príncipe de Joinville, a estrada é a segunda via carroçável do Brasil, que foi uma importante rota comercial para o Brasil.
Além disso, as propriedades proporcionam degustações gastronômicas com pratos típicos da Alemanha, como a Cuca (com sabores como morango, banana, abacaxi, amora, queijo), especiarias com mel, o famoso hackepetter e muito mais.
Foto: MTur / Reprodução