Foto: Ricardo Trida/ Secom
Temperaturas também devem ficar acima do esperado em algumas áreas
A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este mês de março indica que Santa Catarina deve ter chuvas próximas e até mesmo abaixo da média climatológica para o período. Entretanto, algumas regiões do estado podem sim ter acumulados acima da média.
É o caso do Meio-Oeste e Litoral Sul catarinenses, onde o volume acumulado de chuva pode chegar a 130 mm ao final do mês. A faixa norte do Rio Grande do Sul também pode enfrentar acumulados mais significativos. O Extremo Oeste de SC, por outro lado, deve ter chuvas abaixo do esperado.
Por conta da baixa incidência de chuvas na maior parte da Região Sul do Brasil neste período, os níveis de umidade no solo podem diminuir consideravelmente, em especial em áreas do Oeste gaúcho e do Paraná A seca pode impactar o desenvolvimento das lavouras, especialmente em lavouras mais tardias.
Já nas demais áreas, segundo o Inmet, os volumes de chuvas irão favorecer os cultivos de primeira e segunda safras em emergência, desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos.

Temperaturas
Quanto às temperaturas, segundo a previsão do Inmet para este mês de março, grande parte de Santa Catarina pode ter termômetros entre 0,2 e 0,4ºC acima do esperado para o período.
O calor será sentido pincipalmente nas áreas do Extremo-Oeste, Meio-Oeste, Planaltos e Litoral Sul. Oeste, Vale do Itajaí e a Grande Florianópolis terão valores próximos à média de 24°C.

Carnaval Floripa 2025: foliões terão acesso a 12 arenas espalhadas pela cidade
Prefeitura divulgou detalhes sobre a organização do carnaval de rua na Capital, que deve receber 1,5 milhão de pessoas
A Prefeitura de Florianópolis divulgou nesta terça-feira (25) detalhes sobre como vai funcionar a organização do carnaval de rua 2025. Serão ao todo 12 arenas montadas em diferentes pontos da cidade, com atrações musicais e esquema de segurança, totalmente abertas ao público entre a sexta (28) e a próxima terça-feira (4). A expectativa é receber 1,5 milhão de pessoas nos cinco dias de festa.