Foto Roberto Zacarias / Secom
Acumulados de chuva devem chegar a 200 mm até a sexta-feira (11), alerta Defesa Civil
A Defesa Civil (SDC) de Santa Catarina elevou nesta terça-feira (8) os níveis de atenção para a previsão de elevados níveis de chuva que devem cair em um curto período de tempo em grande parte do estado nos próximos dias. O órgão monitora também os riscos de deslizamentos e inundações devido à cheia dos rios.
O monitoramento meteorológico da SDC, em parceira com a Epagri/Ciram, chama a atenção para a precipitação de valores entre 100 e 150 mm no Grande Oeste e Planalto Norte; e entre 150 e 200 mm, com pontuais acima em áreas de encosta, na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Litoral Norte e parte do Litoral Sul e Planalto Sul catarinense, entre a quarta (9) e a sexta-feira (11).
A chuva no estado ganha força a partir da manhã de quarta em áreas próximas à Serra catarinense e no Litoral Sul, se estendendo até a madrugada da quinta-feira (10), para áreas do litoral, Vale do Itajaí e parte do Grande Oeste catarinense.
Risco de deslizamentos
Por conta dos altos volumes de chuva em curto período de tempo, a Defesa Civil identificou também o perigo de movimentação do solo em função das encostas encharcadas.
Nas regiões do Grande Oeste e parte do Planalto Sul e Planalto Norte, o órgão classificou como risco Alto para deslizamentos, fluxos de detritos e queda de blocos. Já no Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul, o risco é considerado Muito Alto, principalmente nas regiões serranas e de encostas.
Bacias do Rio Itajaí em alerta
A chuva persistente prevista para esta levanta também preocupação acerca do nível dos rios que cortam Santa Catarina. Segundo a nota técnica divulgada pela Defesa Civil nesta terça-feira, há risco Alto de inundações graduais nas bacias hidrográficas dos rios Itajaí-Açu e Itajaí-Mirim.
O destaque é para a região do Alto Vale, onde os rios devem atingir níveis de emergência, provocando risco Muito Alto para a ocorrência de enxurradas na região devido às características dos rios, onde os cursos d’água sobem rapidamente em curto espaço de tempo. A previsão de pico do nível desses rios é entre a sexta-feira e o sábado (12).
A Defesa Civil chama a atenção também para a possibilidade de enxurradas nos rios Tijucas, Biguaçu e Cubatão, na Grande Florianópolis, onde são esperadas elevações bruscas de nível por conta da chuva. Nas regiões mais altas dessas bacias, o risco é Muito Alto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A região das bacias hidrográficas na região do Meio-Oeste também tem atenção para os riscos de enxurradas, assim como nas cabeceiras das bacias do Litoral Sul, onde o risco também é Muito Alto, devido à concentração de chuvas próximo às regiões serranas.
Recomendações à população
A nota técnica emitida pela Defesa Civil informa também orientações a serem seguidas pela população para garantir a segurança no caso de ocorrências:
• Evite áreas sujeitas a alagamentos e evite atravessar ruas alagadas e pontilhões submersos.
• Em caso de temporais evite atividades ao ar livre, buscando abrigo em locais seguros.
• Ao observar estalos em regiões de encosta, trincas em paredes e no solo e inclinação de postes e muros, procure um local seguro.
• Para acompanhar os Avisos e Alertas Meteorológicos emitidos pela SDC, envie uma mensagem de texto para o número 40199 com o número do seu CEP.