Coroação do monarca aconteceu oito meses após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II.
No evento, Camilla também foi coroada rainha
O rei Charles III foi oficialmente coroado como rei do Reino Unido neste sábado (6) com a coroa de St. Edward, na Abadia de Westminster, em Londres. O monarca assumiu o trono após a morte de sua mãe, a rainha Elizabeth II, em setembro do ano passado e se tornou a pessoa mais velha a assumir o trono britânico.
No momento da coroação, o rei foi saudado por 62 tiros, que foram disparados na Torre de Londres; outros 21 foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido. O evento contou também com bispas, orações cantadas em galês, gaélico escocês e irlandês.
Após receber o reconhecimento, Charles realizou o Juramento de Coroação, se comprometeu a defender a lei e a Igreja, e se declarou como um “fiel protestante” ao fazer o juramento da Declaração de Adesão e prometeu defender as promulgações.
“Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testemunho e declaro que sou um protestante fiel e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter os referidos decretos com o melhor de meus poderes de acordo com a lei”, afirmou o rei.
A coroação
A cerimônia de coroação do rei Charles III foi dividida em fases. Na primeira delas, o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, apresenta o monarca. “Eu aqui apresento o rei Charles III, todos vocês que vieram neste dia para fazer a sua homenagem, estão, de fato, dispostos a fazer o mesmo? Deus salve o rei”.
“Deus de compaixão e misericórdia cujo filho não foi enviado para ser servido, mas para servir. Dai-me graça para que eu possa encontrar em teu serviço a perfeita liberdade e nessa liberdade e conhecimento da tua verdade, conceda que eu seja uma bênção para seus filhos, para os filhos dos seus filhos, com toda a fé e convicção para que possamos descobrir os caminhos da gentileza e sermos conduzido ao caminho da paz”, declarou o rei.
Após o juramento, o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak fez a leitura do evangelho na Abadia de Westminster durante a cerimônia de coroação do rei Charles. Na sequência, hinos de aleluia foram tocados.
Na sequência, o Arcebispo fez um sermão na coroação do rei Charles III. “O trono dele foi uma cruz, a coroa dele foi feita de espinhos, as regalias foram as feridas em seu corpo. Cada um de nós pode encontrar se seguir o caminho de Deus”.
Na terceira fase, um dos momentos mais simbólicos da coroação do rei Charles III foi realizado, a Unção. O óleo sagrado foi derramado na colher da coroação e ungiu nas mãos, peito e cabeça do rei. Segundo a família real, o ritual restrito é considerado como um momento entre o monarca e Deus.
O óleo utilizado na coroação foi enviado de dois olivais da Grécia, um dos locais de cultivo é o local onde sua avó paterna foi enterrada. As azeitonas foram perfumadas com gergelim, jasmim, âmbar, flor de laranjeira, entre outros. O óleo vegano foi um pedido do monarca.
O Colobium Sindonis foi usado por Charles III após a Unção. Ele tem a forma de uma túnica de linho branco e gola lisa fechada com um botão, que representa uma alva sacerdotal. Já a Supertúnica, que foi colocada por cima, assume a forma de um casaco dourado com mangas e é usado sob o Manto Imperial. O rei é investido com a Supertúnica, que foi presa com o Cinto da Espada da Coroação.
Alguns outros símbolos da monarquia foram entregues ao rei Charles III na quarta fase da coroação, entre eles está o Manto Imperial, que foi confeccionado em tecido de ouro, prata e fios de seda, franja em lingotes de ouro e fecho em ouro. Foi usada pela primeira vez na coroação de George IV em 1821 e é a veste mais antiga usada no Serviço de Coroação, com 200 anos.
O arcebispo de Canterbury, Justin Welby, na sequência, colocou na cabeça do monarca a coroa de St. Edward, que não era utilizada desde a coroação da sua mãe, a rainha Elizabeth II, em 1953. Esse foi o momento que Charles III foi coroado rei de forma oficial.
“A coroa é composta por uma moldura de ouro maciço cravejada de rubis, ametistas, safiras, granadas, topázios e turmalinas. Tem uma tampa de veludo com uma faixa de arminho. A Coroa de St. Edward foi usada pela Rainha Elizabeth II na coroação em 1953” #ReiCharlesNoBandNews pic.twitter.com/eRPO6jGpOp
— Band Jornalismo (@BandJornalismo) May 6, 2023
Já na entronização, a quinta fase da cerimônia de coroação do rei Charles III, o príncipe William, o primeiro na linha de sucessão, e autoridades eclesiásticas prestaram homenagens ao monarca. “God save the king Charles”. Na sequência, Camilla é coroada rainha.
Fonte: Band
Foto: Reprodução