Artefatos eram comercializados ilegalmente; suspeito foi indiciado pelo crime de receptação
Um homem foi preso e será julgado pelo crime de receptação, em Florianópolis, por armazenar e comercializar ilegalmente alguns artefatos históricos originários do Peru. As relíquias datam do período pré-hispânico, sendo a mais antiga datada de aproximadamente 700 d.C. a 900 d.C.
Segundo investigação da Polícia Federal, a comercialização dos mesmos era feita por meio de uma plataforma de vendas online. O processo pela recuperação dos itens iniciou após uma denuncia enviada pelo Ministério da Cultura do Peru.
Ao serem apreendidos, os artefatos foram entregues ao cônsul honorário do país no Brasil, Luiz Henrique Costa Lima, na Delegacia de Repressão aos Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico da Superintendência da PF em Santa Catarina.
Veja as peças
O responsável pelo crime foi indiciado pelo crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal Brasileiro. As peças serão reenviadas ao Peru, respeitando os trâmites legais e diplomáticos aplicáveis.
SC teve 2 feminicídios em março, menor número no mês em 10 anos
São 10 vítimas em 2025, metade do número de casos registrados no período em 2024
O mês de março de 2025 terminou com um número muito positivo para a segurança pública em Santa Catarina. O estado registrou apenas 2 casos de feminicídios no período, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC). No ano passado, foram 10 mulheres vitimadas no mesmo mês.